SAÚDE

Governo alerta para vacinas contra o Sarampo

No ranking dos estados e Distrito Federal, o Maranhão ficou em 25º lugar na cobertura contra doença

No ranking dos Estados e Distrito Federal, o Maranhão ficou em 25º lugar na cobertura contra doença

O último balanço sobre o sarampo divulgado pelo Ministério da Saúde informou que, nos últimos 90 dias, 2.331 casos da doença foram contabilizados em 12 estados brasileiros, entre eles o Maranhão, que já teve dois casos da doença confirmados em Vitorino Freire e Lago da Pedra. Para evitar o avanço do sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pede que pais e responsáveis realizem o ciclo vacinal de rotina de crianças, um dos públicos considerados mais vulneráveis à doença.

“Não existe outra forma mais eficaz de evitar que a doença se espalhe do que através da vacinação, por isso toda população com idade para receber as doses deve ser imunizada, em especial os bebês, que mais sofrem com a doença. Contudo, nossas coberturas vacinais estão baixas. Precisamos que todos se esforcem para erradicar novamente a doença”, pontua o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem receber a dose zero, disponibilizada recentemente pelo ministério; além dela, é preciso completar o esquema com as outras duas doses de rotina preconizadas uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral). Apenas após completar todas as doses que a proteção chegará a 98%.

Pessoas até os 29 anos, devem também receber duas doses, da tríplice ou tetra viral; e aqueles com idade entre 30 de 49 anos, devem tomar uma dose única, da tríplice ou tetra viral. As doses estão distribuídas nos postos de saúde, uma vez que o Ministério da Saúde tem sinalizado que não haverá uma campanha de vacinação, mas sim a intensificação das ações de imunização de rotina.

Os sintomas do sarampo são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Mas o vírus também pode causar pneumonia, dano cerebral permanente, surdez, parto prematuro, bebês com baixo peso ao nascer e morte.

Cobertura
De janeiro a julho, o Maranhão alcançou a cobertura vacinal de 68,52% em relação à primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), ministrada aos 12 meses – a cobertura é calculada de acordo com a meta proporcional aos sete primeiros meses do ano, que é de 65.905.

No ranking nacional dos estados e Distrito Federal, o estado ficou em 25º lugar, ficando a frente somente do Pará (63,08%) e Rio de Janeiro (56,85%). Os primeiros lugares foram Alagoas (92,66%), Minas Gerais (92,4%) e Paraná (91,88%).

Em relação à segunda dose da vacina aplicada aos 15 meses de idade, o estado ficou em 26º lugar entre os estados e Distrito Federal, com 52,19% de cobertura vacinal – o último lugar é do Rio de Janeiro (41,81%). As primeiras colocações ficaram com Paraná (85,58%), Roraima (80,41%) e Santa Catarina (78,5%). A meta vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias