ALERTA

Câncer de cabeça e pescoço: 41 mil novos casos todos os anos

Questões como a infecção pelo papilomavírus (HPV) têm contribuído, nos últimos anos, para o aumento da incidência de casos de câncer de pescoço e cabeça.

Reprodução

Julho é mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço. São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo o médico de cabeça e pescoço Stênio Roberto Santos, questões como a infecção pelo papilomavírus (HPV) têm contribuído, nos últimos anos, para o aumento da incidência dessa doença.

“A infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”, alerta Stênio Roberto Santos.

Pesquisas no Brasil demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. “O número parece pequeno, mas em um contexto de 200 milhões de pessoas, esse percentual representa cerca de 14 milhões de indivíduos em risco de desenvolver a doença no Brasil”, explica o médico.

Diagnóstico – O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço, afirma o médico cirurgião maranhense. “Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente”, frisa.

Câncer de laringe

De acordo com levantamento do INCA, o câncer de boca e laringe é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas. Outro alvo também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém, é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que há 50 anos busca o melhor para a prevenção e tratamento dessa doença, promoverá atividades de conscientização e informação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias