PREVENÇÃO

Campanha de vacinação contra gripe em São Luís inicia nesta quarta

A Campanha de vacinação contra gripe inicia em todo Brasil nesta semana, em São Luís, a ação é responsabilidade da Prefeitura e começa nesta quarta-feira, 10.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Prefeitura de São Luís inicia nesta quarta (10), a partir de 8h, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na capital maranhense. A meta é imunizar mais de 250 mil crianças, para isso 63 postos de vacinação irão funcionar em postos de saúde de segunda a sexta em toda cidade. A campanha segue até dia 31 de maio e será marcada por dois dias “D”, um municipal no dia 13 de abril e um nacional no dia 4 de maio.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que durante toda a campanha a população será sensibilizada para vacinar. “O prefeito Edivaldo determinou que sejam feitas ações extras para assegurar o cumprimento da meta; por isso, na rotina de trabalho das unidades as equipes profissionais vão fazer a abordagem dos usuários, mostrando que a melhor forma de prevenir a gripe e as complicações decorrentes dela é a vacinação”, explicou.

O público-alvo da campanha são gestantes, puérperas, crianças de um a 5 anos, trabalhadores de saúde, idosos, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Foto: Agência São Luís

Além destas estratégias, a Semus vai disponibilizar pontos de vacinação em locais públicos. Nos dias 26 e 27 de abril, e em maio (nos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25), a vacina estará disponível nos shoppings Rio Anil (na avenida São Luís Rei de França, Turu), da Ilha (na avenida Daniel de La Touche, Cohama) e São Luís (na avenida Carlos Cunha, Jaracati). O horário de atendimento será das 14h às 19h. A Semus orienta a população a apresentar o cartão de vacina, para identificar se o cronograma obrigatório do Programa Nacional de Imunização está sendo cumprido.

A vacinação contra a Influenza é a medida mais efetiva para a prevenção, e a melhor estratégia para diminuir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. A vacina contra a doença tem eficácia de seis a 12 meses e protege contra os tipos A e B do vírus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias