SAÚDE

Rinite tem cura? Entenda como funciona o tratamento da doença

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 30% a 40% das pessoas do planeta sofrem com a rinite alérgica.

A rinite é uma doença crônica que provoca a inflamação das mucosas do nariz. Suas causas variam desde resfriados, produtos químicos irritantes, medicamentos e alergia. A duração das crises variam, dependendo do tempo de exposição ao fator alérgeno.

A rinite medicamentosa é muito frequente, pois muitas pessoas usam medicamentos no nariz sem a orientação médica sem saber os riscos que correm.

A rinite vasomotora e a rinite causada por agentes irritantes são também muito comuns em cidades grandes, devido ao grande número de poluentes e algumas substâncias na atmosfera.

A renite alérgica não é contagiosa, pode ser transmitida através dos genes. Ela é muito comum, principalmente onde o ambiente é poluído e a poeira doméstica é abundante, assim como locais úmidos, com mofo.

Tratamento da rinite

Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas tratando-a corretamente. No entanto sua melhor forma de tratamento é a prevenção, com medidas para evitar a exposição a esses agentes que desencadeiam a alergia. Agentes irritantes da atmosfera poluída pioram muito os sintomas, assim como substâncias químicas, produtos de limpeza, poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, combustíveis ou até perfumes.

Ela não tem cura, mas tem tratamento, e de acordo com a Dra. Ana Escobar “com tratamento, as crises de rinite podem diminuir mas não há garantias que elas desapareçam para sempre”.

Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites. Quando os sintomas permanecem mesmo com os cuidados, pode ser necessário o uso de alguma medicação ou consultar um  médico otorrinolaringologista e/ou o imunologista. Um dos principais sintomas são:

  • Coriza nasal,
  • Espirros,
  • Coceira,
  • Irritabilidade,
  • Tosse
  • E ocorrência de sinusite.

Algumas dicas para quem sofre desse problema é primeiro descobrir a sua causa e assim evitar a exposição desta. Em momentos de crise, recomenda-se colocar um lenço umedecido no nariz, para facilitar a respiração, e também lavar o nariz com o soro fisiológico para remover as impurezas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias