SAÚDE

Você conhece os benefícios da chia, linhaça, quinoa e aveia?

As sementes e a aveia são aliadas para quem tem uma alimentação pobre em fibras

Elas são excelentes para a saúde, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix. Tem quem goste de colocar no iogurte, em vitaminas, sobre as frutas, em saladas e até sopas, tudo depende da imaginação. As queridinhas do momento, que nem são tão novas assim no mercado, são as sementes de chia, linhaça e quinoa e a aveia.

As sementes e a aveia são aliadas para quem tem uma alimentação pobre em fibras. Entre os benefícios comprovados estão: melhoram o trânsito intestinal; auxiliam no controle glicêmico; ajuda no controle dos níveis de colesterol; contribuem para a perda de peso; reduzem o risco de doenças cardiovasculares; eleva o sistema imunológico, que é o de defesa do organismo; ajudam a prevenir hipertensão, hemorroidas, úlceras e protege contra o câncer de cólon.

Embora o consumo das sementes seja indicado para o público em geral, não se deve exceder só por que é saudável, pois tudo tem limite. O excesso também pode trazer prejuízos para o organismo, como disbiose intestinal, onde os sintomas mais comuns são: flatulência, deficiências nutricionais, diarréia crônica ou prisão de ventre, problemas de pele e excesso de arroto. Pessoas com inflamações intestinais, como doença de crohn, diverticulite deve ter uma dieta pobre em fibras.

O ideal é consumir de 2 a 4 colheres de chá (1/3 colher de sopa) por dia. E para aqueles casos que merecem mais atenção, a orientação deve ser individualizada.

Conheça mais cada uma!

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