RELACIONAMENTO TÓXICO

10 comportamentos típicos de um parceiro abusivo

A violência em relações não é só agressão. Antes dela, vem a manipulação psicológica. Confira alguns dos comportamentos considerados abusivos em relacionamentos

Quando se toca no assunto relacionamentos abusivos, pensamos naquela manchete do jornal sobre um homem que matou a ex-namorada por estar inconformado com o fim do relacionamento ou a fofoca sobre uma conhecida distante que apanha do companheiro mas não se separa dele.

Vendo a situação do lado de fora, chega-se à conclusão precipitada de que, “se ela continua com ele, é porque gosta de apanhar”. Na realidade, porém, as coisas não são tão simples. Feminicídio e agressões físicas são apenas os últimos estágios do que chamamos de relacionamento abusivo – quando, em uma união afetiva, um dos dois tem excesso de poder sobre o outro, com o objetivo de controlá-lo.

Normalmente, a vítima não sabe que está em uma relação tóxica pois existe, por trás, a manipulação psicológica exercida pelo parceiro, que pode torná-la cega para o mal que ele está lhe causando.

O Imparcial listou 10 comportamentos típicos de um parceiro abusivo, baseados em publicações da comunidade de psicólogos Psych Central. Se seu par tiver o costume de fazer algumas dessas coisas, está na hora de repensar seu relacionamento.

Confira a lista:

Próxima »1 / 11
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias