SEGURANÇA

Polícia vai intensificar uso de cães farejadores em operações policiais

Segundo Jefferson Portella, Secretário de Segurança Pública do Maranhão, a inclusão dos cães em operações da polícia é imediato, já que estão capacitados

Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (24), 21 policiais envolvendo os estados do Maranhão, Pará, Tocantis e Santa Catarina se formaram no “Curso de Condutores de Cães de Detecção de Substâncias”, pela Academia de Polícia Civil do Maranhão, entre os dias 15 até nesta quarta-feira.

No curso de especialização para o trabalho policial com cães, foi ministrado aos alunos sobre o comportamento canino, necessidades básicas, condução, entre outras técnicas. O objetivo do curso é de tornar ainda mais prático e com mais precisão a busca de entorpecentes e outros materiais ilícitos, assim detendo a prática do narcotráfico.

Durante a solenidade para formação e entrega de certificados aos policiais treinados, esteve presente Jefferson Portella, Secretário de Segurança Pública do Maranhão. Segundo o secretário, a inclusão dos cães em operações da polícia vai ser feita de forma imediata, já que estão capacitados.

“Policiais com cães vão operar na capital, interior do estado, parando na divisa do Maranhão com o Tocantins, Maranhão com Pará e Maranhão com Piauí, dando suporte aos nossos colegas e fazendo barreiras nas entradas de São Luís e nas outras cidades”, disse Jefferson Portella.

Para o investigador da Polícia Civil do Maranhão, Rafael Santana, esse curso é fundamental para quem trabalha no combate diário contra às drogas.

“A cada dia que passa a gente ver que os traficantes tem uma expertise maior no ato de esconder e preparo da droga, e com a ação de propagar o trabalho com os cães, nós aumentamos o poder de ação”, disse o investigador

O curso serviu à outros estados do Brasil, quatro policiais do Pará, três do Tocantins e um policial de Santa Catarina foram capacitados, se tornando o Maranhão referência para essa especialização.

Para o aluno Elderi Sousa, coordenador do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal de Marabá, Pará, o curso vai agregar ainda mais o trabalho que já é feito na região.

“Nós já temos um trabalho realizado há oito anos com a atuação de cães de detecção de armas e drogas. Com certeza com o curso nós adquirimos técnicas novas onde a gente tem como objetivo está desempenhando em nossa instituição”, disse o coordenador.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias