PANDEMIA

“Governo dispensou 109 milhões de reais para o estado do MA”, diz Bolsonaro sobre leitos

O presidente da República ainda comentou que foram investidos R$ 1,3 bilhões na saúde do estado

Bolsonaro durante visita à Alcântara no Maranhão. Foto: Reprodução/TV Brasil

Durante a sua visita a cidade de Alcântara, o presidente da República, Jair Bolsonaro falou sobre a iniciativa do governador do estado de ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o governo federal cumpra suas obrigações no financiamento de leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 no Maranhão.

Na ocasião, Bolsonaro destacou que o governo federal destinou 109 milhões de reais para o Maranhão e ainda comentou que foram investidos R$ 1,3 bilhões na saúde do estado.

Na ação encaminhada ao STF, Flávio Dino, governado do Maranhão, pediu o retorno do financiamento dos leitos de UTI para Covid-19 no estado e requereu que o governo federal assegure o auxílio financeiro e técnico para expansão da rede de atendimentos. Além disso, Dino também requisitou a expansão de leitos exclusivos para tratamento de covid-19 nas unidades hospitalares federais existentes no Maranhão. 

Em seu twitter, Flávio Dino enumerou algumas questões em resposta ao posicionamento de Jair Bolsonaro. Ele enfatizou que a ação judicial ingressada junto ao STF é referente ao exercício de 2021.

Confira o pronunciamento de Dino na íntegra:

1. Habilitar leitos de UTI no SUS não é favor, é obrigação legal. 2. Ação judicial que entramos se refere ao exercício de 2021, não de 2020. A pandemia não acabou, infelizmente. 3. O governo do Estado não recebeu o montante que Bolsonaro mencionou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias