POLÍTICA

Braide inicia gestão com foco na saúde e educação

O combate à covid-19 está entre os grandes desafios que o novo prefeito de São Luís

Divulgação

A posse do prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), da sua vice-prefeita, Esmênia Miranda, e dos 31 vereadores eleitos, aconteceu na última sexta-feira, dia 1° de janeiro, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão. Eleito com 270.557 votos, o que representa 55,53% do eleitorado da capital maranhense, Eduardo Braide terá o desafio de comandar o executivo municipal pelos próximos quatro anos. Eduardo Braide, 44 anos, é o 12º prefeito eleito de São Luís, desde 1965, quando Epitácio Cafeteira foi o primeiro a chegar ao Palácio La Ravardière pelo voto popular. Braide garantiu que, fortalecido pela esperança, pretende retribuir a confiança, realizando um grande plano de trabalho a partir do primeiro dia à frente do executivo municipal.

Em seu discurso de diplomação, Braide garantiu que, a primeira medida administrativa logo após a posse, será colocar em operação o Plano- Municipal de Vacinação, tão logo o Governo Federal ponha à disposição dos municípios as vacinas de seu plano nacional. Disse que já tem pronta uma equipe de técnicos sanitários, especialistas, médicos e enfermeiros vacinar toda a população da capital. Ele também anunciou um plano de emergência para os primeiros 100 dias de gestão já pode apresentar, em caráter de urgência, à população.

Com a sua equipe ainda em formação, Eduardo Braide, conta com 13 nomes. Entre os anunciados, estão os seguintes secretários: Verônica Pires – secretária de Projetos Especiais; Simão Cirineu – secretário Municipal de Planejamento; José de Jesus Azzolini – secretário Municipal de Fazenda; Kátia Bogéa – presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico; Rosângela Bertoldo – secretária Municipal de Assistência Social; Marcos Affonso – titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania; David Col Debella – secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP); Bruno Duailibe – procurador-geral do Município; Diego Rodrigues – titular da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT); Nádia Quinzeiro – titular do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM); Enéas Fernandes – secretário Municipal de Governo (SEMGOV); Joaquim Haickel – secretário Municipal de Comunicação (SECOM);  e Bruno Costa -Secretaria de Habitação e Urbanismo; Marco Duailibe – Secretaria de Cultura; Ricardo Diniz – Secretaria de Esportes; Dr. Joel Nunes Júnior – Secretaria de Saúde.  Os novos secretários serão devem ser divulgados por meio das redes sociais como ele tem feito.

Durante a sua campanha para prefeito, Eduardo Braide afirmou que dará continuidade a todas as obras que estão sendo executadas pela gestão do prefeito antecessor, Edivaldo Holanda: “Vamos continuar todas as obras que estão em execução”, além de usar toda experiência acumulada nos últimos anos, quando ocupou os cargos de secretário, gestor, deputado estadual por duas vezes e atualmente deputado federal.

O combate à covid-19 está entre os grandes desafios que o novo prefeito de São Luís vai enfrentar ao decorrer de sua gestão. Tendo a área da saúde como uma de suas prioridades, antes mesmo de anunciar quem será o secretário municipal de saúde, Braide anunciou no início do mês de dezembro por meio de uma rede social que o plano de vacinação contra covid-19 já começou a ser elaborado. O plano está sob responsabilidade de uma equipe multidisciplinar de técnicos e especialistas. Na postagem, Eduardo Braide ressaltou que a vacinação em São Luís iniciará o mais rápido possível. “Acabo de formar uma equipe de técnicos e especialistas em imunização para elaborar o Plano de Vacinação contra o novo coronavírus em São Luís. Vamos iniciar a vacinação o mais rápido possível. O trabalho pela nossa cidade segue firme”.

Acabo de formar uma equipe de técnicos e especialistas em imunização para elaborar o Plano de Vacinação contra o novo coronavírus em São Luís

Entre as possíveis ações do plano está em estudo a instalação de postos de vacinação nos terminais de integração do transporte coletivo de São Luís.  Eduardo Braide afirmou, entre suas propostas de campanha, que pretende criar as Clínicas da Família, que representam a reforma da Atenção Básica do Município de São Luís. Além de prestar os atendimentos básicos, as clínicas terão oferta de exames laboratoriais, ultrassom, Raio-X e eletrocardiograma no mesmo local. Braide também se comprometeu a construir Unidades Básicas de Saúde, ampliar o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal; e criar o programa Ônibus da Saúde, efetivando atendimento móvel nas comunidades.

Outro desafio que o prefeito eleito vai enfrentar é o retorno das aulas municipais no meio da pandemia do covid-19. Braide também já está fazendo um planejamento estratégico por meio da Secretaria Municipal de Educação  (Semed), que  disponibilizou antes de sua posse, na última quarta-feira (30) para a rede de ensino municipal 80 mil chips de dados com acesso à internet para professores e estudantes; 20 kits de robótica para estudantes da Educação Especial; e 5.384 computadores (chromebooks, tablets e notebooks) para os educadores da rede. Além disso, a Semed vai disponibilizar, por meio da Universidade Federal do Maranhão, 12 cursos de capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação, também para todos os professores.

Braide afirmou que a Educação é muito importante e que foi por isso que escolheu uma professora para ser a vice e que a prioridade é colocar para funcionar bem o que já existe. O prefeito eleito pretende reformar todas as escolas municipais, colocando água nos banheiros, arrumando os telhados, colocando internet e ar-condicionado nas salas de aula, e oferecendo merenda escolar adequada, inclusive para os alunos com algum tipo de tolerância. Também pretende construir creches de tempo integral em São Luís, além de atendimento médico e dentista para os alunos dentro das escolas com o programa Saúde na Escola, além de valorização dos profissionais da educação com melhores condições de trabalho e formação continuada para os professores, tudo isso com recursos do Novo Fundeb.

Perfil

Eduardo Braide tem 44 anos, é advogado e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no ano 2000. É  casado e pai de 3 filhos (duas meninas e um menino). Braide já foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) de 2005 a 2006 e vice-presidente nacional da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estadual no mesmo período.  Entre os anos de 2009 e 2010, Eduardo Braide exerceu o cargo de secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, em que realizou, dentre muitas atividades, a parceria entre a Prefeitura de São Luís e as Associações e Uniões de Moradores para o recebimento de cursos de capacitação e qualificação realizados à comunidade pelo Sesi/Senai, com o apoio do Banco Mundial (Bird), executado por meio do Programa Bacia do Bacanga.

Na Carreira Política foi eleito em 2010, deputado estadual com 26.792 votos pelo PMN. Foi o 2° vice-presidente da Assembleia Legislativa, no biênio 2011 / 2014. Assumiu a presidência do PMN no estado do Maranhão em julho de 2011. Em 2014, Eduardo Braide foi reeleito deputado estadual pelo PMN com 47.519 votos. No ano de 2015, Eduardo Braide liderou o maior bloco de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Em 2016, Eduardo Braide foi candidato a prefeito de São Luís – MA. No primeiro turno, Eduardo Braide obteve 21,34% dos votos validos, ou seja, 112.041 votos, chegando assim ao segundo turno das eleições. Ao final do pleito Eduardo Braide alcançou a marca de 243.591 votos, representando 46,06% dos votos válidos. Nas eleições de 2018 foi eleito deputado federal pelo Maranhão. Nas eleições de 2020, foi eleito prefeito de São Luís, com 55,53% dos votos válidos no 2º turno.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias