A PERGUNTA É...

“Qual a sua política de saúde para São Luís?”

“A pergunta é…” desta semana, direcionada aos candidatos a prefeito da capital maranhense em relação a saúde

Reprodução

Os investimentos na área da saúde são fundamentais para a qualidade de vida da população. Por meio da Se­cretária Municipal de Saúde, é raliza­do um planejamento estratégico responsável pela programação, análise, execução e atua­lização das Políticas Públicas de Saúde esta­belecidas pelo Ministério da Saúde, além da articulação e coordenação de projetos e cam­panhas no âmbito municipal.

Dentre suas atri­buições, está, proporcionar suporte técnico e financeiro no desenvolvimento de projetos e capacitação profissional na área municipal de saúde. A Secretaria trabalha de maneira coor­denada e articulada com outras organizações, sejam elas: empresas privadas, autarquias, or­ganizações não-governamentais (ONGs) e ins­tituições públicas nas esferas Municipal, Es­tadual e Federal.

Com base na atual situação da saúde de São Luís, que hoje conta uma rede municipal que atende tanto a população da ca­pital quanto as vindas do interior do estado em busca de atendimento, a série de O Imparcial “A pergunta é…” desta semana, direcionada aos candidatos a prefeito da capital maranhense é: “Qual a sua política de saúde para São Luís, caso o senhor seja eleito prefeito de São Luís?”. Veja como o seu candidato respondeu a esse questionamento.

Adriano Sarney (PV)

Adriano Sarney visita O Imparcial

“Nossa gestão, não somente na área da saú­de, está baseada na escuta de demandas da po­pulação, no planejamento de ações e projetos prioritários e na otimização dos recursos do orçamento municipal. Com base nesse tripé iremos, primeiramente, realizar uma parceria público-privada para atender a demanda repri­mida de consultas e cirurgias. Organizaremos o sistema de saúde pulverizando o agendamen­to de exames, iremos reestruturar as unidades de atendimento para acolher com qualidade os servidores e pacientes, realizaremos ainda concurso público para contratação de profissio­nais para atuar especificamente na área, além de desenvolver um programa de qualificação em atendimento humanizado”.

Bira do Pindaré (PSB)

“Vamos implantar o Saúde Digna, um pro­grama que terá como principais ações o fortalecimento da atenção básica começando pelo respeito aos Agentes Comunitários de Saúde; estruturação das Unidades Básicas de Saúde, que precisam ampliar o horário de atendimento, inclusive, para os finais de semana com infraestrutura adequada e inclusão de outros serviços, como especialidades e coletas de exames. Teremos também a requalificação das Unidades de Emergência, como Socorrão 1 e 2; a modernização do atendimento com vista em oferecer mais dignidade a toda população, para isso, além da modalidade presencial, subdesenvolvemos aplicativos (plataformas digitais) para garantir o serviço de forma virtual. A ideia é usar a tecnologia para facilitar a vida das pessoas, como marcação de consultas, solicitação de exames e acompanhamento de processos e procedimentos. Acreditamos que isso é possí­vel e está dentro do orçamento do município, dependendo apenas de gestão”

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias