ELEIÇÕES 2020

Lideranças começam a definir apoio aos pré-candidatos para prefeitura

Listamos alguns destes apoios confirmados nos últimos tempos.

Reprodução

As eleições municipais de novembro prometem ser históricas em São Luís, não apenas pela pandemia, que modificou totalmente o cenário e o jeito de se fazer campanha em todo Brasil, mas também pela “sensação” de que pode representar um marco político para o Maranhão.

E a busca pela cadeira principal do Palacio La Ravardiere é tão grande que, atualmente, São Luís possui 14 pré-candidatos e não há uma definição fácil de quem seriam os principais postulantes ao cargo.

Com a proximidade das datas oficiais e definições de quem serão os candidatos, as principais lideranças políticas começam a anunciar seu posicionamento e para onde vai o seu apoio nessa eleição. Com isso, listamos alguns destes apoios confirmados nos últimos tempos.

Rubens Jr  (PCdoB)

A pré-campanha de Rubens Jr (PCdoB) tem sido marcada pelo movimento Diálogos Por São Luís. Sua base de apoio conta com o Democrata Cristã (DC), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Progressista (PP), que tem como principal nome no estado o deputado federal André Fufuca e Cidadania da senadora Eliziane Gama. Além disso, Rubens Jr já conta com o apoio de diversas lideranças populares, políticos e secretários do governador Flávio Dino, que também é do seu partido.

Entre os apoiadores de Rubens Jr a secretária de Juventude do Maranhão, Tatiana Pereira (PCdoB), o vereador Honorato (PT),  do ex-deputado federal Wagner Lago, o secretário de Direitos Humanos do Maranhão, Chico Gonçalves (PT). O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e ex-delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo Pereira (PT).  Clayton Noleto, secretário de Estado de infraestrutura, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, a vereadora Fátima Araújo e a pré-candidata a vereadora de São Luís, Rose Sales (Cidadania), também estão apoiando Rubens Jr.

Quem também já declarou apoio à pré-candidatura Rubens Jr foi o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. Além dele, a secretária da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Flávia Alexandrina, anunciou que estará no projeto eleitoral do partido do governador Flávio Dino em 2020. Já o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) anunciou na última terça-feira (21) que assumiu a coordenação geral da campanha do pré-candidato Rubens Júnior (PCdoB) à prefeitura de São Luís.

Neto Evangelista (DEM)

Em seu projeto de disputa pela prefeitura de São Luís nas eleições municipais deste ano o deputado Neto Evangelista (DEM) conta com o apoio do PDT e PSL. O deputado federal Juscelino Filho é o principal nome. Coordenador de campanhas eleitorais no Maranhão e em outros estados nas últimas eleições, Zeca Pinheiro é um nome de confiança do líder do PDT no Maranhão, senador Weverton Rocha que já declarou oficialmente apoio a Evangelista. Até o momento o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT), se mantém em silêncio sobre à pretensão de Neto Evangelista direcionada ao Palácio La Ravardiere.  Quem também confirmou apoio a Neto Evangelista foi o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Neto Evangelista (DEM) recebeu recentemente o apoio do vereador Nato Junior (PDT), do ex-vereador Nato e de seus respectivos grupos políticos. Em anúncio feito nas redes sociais, o secretário de Esportes Rogério Cafeteira também declarou apoio.

Já o presidente estadual do PSL, vereador Francisco Carvalho vai à Brasília na terça-feira (28) para definir com o presidente nacional da legenda, deputado federal Luciano Bivar, os ternos do acordo da aliança com DEM/PDT para a disputa da Prefeitura de São Luís. Ele quer saber de Bivar qual espaço o PSL terá para ocupar na coligação que tem como pré-candidato o deputado estadual Neto Evangelista. O vereador já tinha acertado a indicação do vice do pré-candidato do Republicanos, Duarte Júnior,  quando recebeu orientação de Bivar para encerrar as conversações e iniciar entendimentos com o DEM e que ainda não sabe qual o espaço está reservado ao PSL na nova aliança, embora esteja praticamente sacramentada.

Alianças devem definir quem será candidato

Eduardo Braide (PODEMOS)

O deputado federal e ex-secretário de segurança do governo Roseana Sarney, Aluísio Mendes, vai se consolidado como um dos articuladores da candidatura de Eduardo Braide (Podemos) à prefeitura de São Luís.O senador Roberto Rocha (PSDB) e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) também chegaram a sinalizar apoio a candidatura de Braide, mas acabaram mudando de ideia. Para concretizar o seu projeto de ser prefeito de São Luís, Eduardo Braide também fez aliança com o PSD, do deputado federal Edilázio Júnior, que por sua vez, é genro da desembargadora Nelma Sarney.

Carlos Madeira (SOLIDARIEDADE)

O presidente do Solidariedade no Maranhão, secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, coordena a campanha do ex-juiz federal aposentado, Carlos Madeira.  Ele conta com o apoio forte de outros dois secretários de estado, Jefferson Portela (Segurança Pública), e Anderson Lindoso (Cultura), além do vereador Afonso Manoel, da deputada estadual Helena Duailibe. e o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. O pré-candidato à Prefeitura de São Luís), conquistou o apoio do Sindicato de Policiais Civis do Maranhão (Sinpol/MA) que tem como presidente do Sinpol/MA, Klinger Moura e da Associação de Surdos do Maranhão (ASMA), que tem como representantes da Associação de Surdos, Lídia Arouche e Maique Valdemar, e do presidente da Associação Maranhense dos Distribuidores e Atacadistas (AMDA), João Januário Moreira Lima. Líderes evangélicos de diversas denominações também oficializaram apoio ao projeto de Madeira, entre eles a pastora Vilcimar de Jesus, que é pré-candidata a vereadora pelo Solidariedade.

Duarte Júnior (REPUBLICANOS)

Afirmando que a sua pré-candidatura surge do reconhecimento da população ao trabalho que vem desenvolvendo como deputado estadual e quando esteve à frente do Viva Cidadão e do Procon/MA, Duarte Júnior (Republicanos) vai costurando apoios para viabilizar seu projeto político para ser eleito prefeito de São Luís.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, declarou apoio a sua pré-candidatura. Quem também declarou apoio ao parlamentar foi o presidente estadual do PTC no Maranhão, o ex-deputado estadual Júnior Verde e o vereador de São Luís pelo PTC, Antônio Garcez. O pré-candidatos ganhou ainda a adesão dos deputados estaduais Daniella Tema, Felipe dos Pneus, Ariston Ribeiro e Fábio Macedo, ambos colegas de partido de Duarte. Fortalecem ainda o projeto político de Duarte, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Cléber Verde. O candidato que esteve à frente do Procon/Ma afirma que espera contar com o apoio do governador Flávio Dino.

Detinha (PL)

A deputada estadual Detinha, pré-candidata do PL à Prefeitura de São Luís, também já consolidou o apoio de dois partidos ao seu projeto. Confirmaram aliança o Patriotas, representado pelo deputado federal e presidente estadual Marreca Filho, e o Avante, com o vereador Beto Castro do Patriotas e o deputado federal Marreca filho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias