REGIÃO METROPOLITANA

Homicídios crescem 47% em dois meses na capital maranhense

Os dados foram levantados através do site da Secretaria de Segurança Pública, que enumera casos, dia, horário, nome das vítimas, localidade e arma usada para o crime

Reprodução

Nos últimos dois meses, a região metropolitana de São Luís sofreu um aumento na violência em relação a assassinatos. Os crimes violentos aumentaram 47,6%% em maio, em comparação ao mês de abril.

Os dados foram levantados através do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, que enumera os casos, com dia, horário, nome das vítimas, localidade e arma usada para o crime. O site ainda indica a cidade que aconteceu o fato, pois a região metropolitana compreende quatro municípios: capital São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Mês de abril

Em abril deste ano, site da SSP-MA registrou 21 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Grande Ilha. Foram 19 assassinatos de maiores de idade e dois adolescentes que perderam a vida de foram violenta.

O que chama a atenção foi que neste mês 16 pessoas perderam a vida através de arma de fogo, sendo que cinco foram por arma branca ou outros meios (espancamento, estrangulamento e outros). Estes números representam que 68,75% das vítimas foram assassinadas a tiros no mês de abril deste ano.

Mês de maio

Já em maio, também de acordo com dados informativos do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, foram 31 assassinatos, sendo que o mês tem 31 dias, e média foi de uma morte violenta por dia.

Das 31 vítimas, apenas quatro não foram mortas a tiros, ou seja, 27 pessoas perderam a vida através de arma de fogo. Esse número representa que 85,19% perderam a vida após serem atingidas por tiros. Apenas 14,81% das vítimas morreram através de armas brancas e outros meios.

Adolescentes mortos

Em abril, dois adolescentes perderam a vida de forma violenta. No mês de maio o aumento foi de 100%, pois quatro menores foram assassinados. Os casos foram registrados no:

  • 15/05 – Vila Cafeteira – Paço do Lumiar
  • 17/05 – Vila dos Nobres – São Luís
  • 31/05 – Cidade Operária – São Luis
  • 31/05 – Cidade Operária – São Luís

Mortes na Cidade Operária

Os últimos dois casos foram registrados pelo boletim de relação nominal de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), da SSP-MA, no domingo, dia 31 de maio.

O crime foi um duplo homicídio no bairro da Cidade Operária. As vítimas estavam em uma motocicleta, quando dois homens se aproximaram e dispararam. As vítimas tinham 17 e 15 anos. A polícia iniciou as investigações e encontrou no local cápsulas de pistola calibre 9mm, que de uso restrito das forças de segurança.

Após os disparos, os atiradores fugiram do local. As duas vítimas morreram antes da chegada do socorro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias