DIÁLOGO

Câmara vai realizar reunião com comunidades de Alcântara

O intuito do encontro é garantir a atenção contínua sobre as formas de utilização da Base instalada no município

Reprodução

Parlamentares da Câmara dos Deputados irão realizar uma nova visita técnica ao Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) no Maranhão, e mais uma reunião com autoridades e representantes da comunidade alcantarense.

O requerimento, apresentando na manhã desta quarta-feira (2), foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), presidida pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).

O intuito do encontro é garantir a atenção contínua sobre as formas de utilização da Base instalada no município, enquanto o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) aguarda tramitação no Congresso Nacional.

“Vamos manter este debate, independentemente do curso que tenha a tramitação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas aqui na Casa, com a sua aprovação ou não”, disse.

Urgência

Firmado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos em março deste ano, o AST teve o regime de urgência aprovado por parlamentares no último dia 5 de setembro.

Com expectativa de ser levado a Plenário ainda esta semana, o pacto feito com o governo norte-americano tem recebido questionamentos quanto ao poder de investigação por parte do Brasil em casos de acidentes na Base e possíveis riscos à soberania nacional brasileira.

A rapidez da tramitação chegou a ser alvo de críticas por membros da Comissão, durante a análise de pedido de audiência. A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), afirmou que defende a volta da matéria às Comissões

“Há muitas implicações de natureza técnica, científica, política, ligadas à soberania e à segurança nacional neste Acordo”.

Já Gervásio Maia (PSB-PB) salientou os possíveis impactos futuros da tramitação apressada do convênio entre Brasil e EUA.

“Vejo com muita preocupação e temos que ter muita cautela com tudo o que vem do Governo Bolsonaro. O Governo tem tido uma postura de total entreguismo, inclusive em relação aos interesses de outros países”, destacou. 

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias