Recuperados

Dinheiro de desvio podem ser revertidos para saúde e educação

Os recursos apreendidos ou recuperados, no Brasil ou exterior, referente ao produto ou proveito de crime praticado contra a administração pública podem ser destinados para educação, saúde e segurança. A iniciativa é um projeto do senador maranhense Weverton Rocha (PDT) que visa direcionar os recursos desviados para o Fundo Nacional de Educação (FNDE), o Fundo […]

Weverton. Foto: Divulgação

Os recursos apreendidos ou recuperados, no Brasil ou exterior, referente ao produto ou proveito de crime praticado contra a administração pública podem ser destinados para educação, saúde e segurança.

A iniciativa é um projeto do senador maranhense Weverton Rocha (PDT) que visa direcionar os recursos desviados para o Fundo Nacional de Educação (FNDE), o Fundo Nacional de Saúde (FNS) e o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

“Os crimes contra a administração pública são praticados sem violência e são silenciosos, mas provocam danos irreparáveis à sociedade e ao país. Este projeto tem como objetivo direcionar recursos para as necessidades da população. Muitas vezes, o dinheiro recuperado não é utilizado diretamente na satisfação dos interesses da sociedade, sendo direcionado apenas no custeio da máquina estatal ou, muitas vezes, nem é empregado em finalidade alguma”, explicou o senador.

Os crimes contra a administração pública pertencem à esfera criminal e estão previstos no Código Penal. Entre eles, podemos citar, por exemplo, a má-gestão praticada por administradores públicos, a apropriação indébita previdenciária, a lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, contrabando ou descaminho, corrupção ativa, entre outros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias