ELEIÇÕES 2018

Pesquisa aponta vitória de Dino no primeiro turno

Divulgada neste sábado, 1, pela TV Guará, vitória do comunista é apontada na pesquisa estimulada, espontânea e em caso de segundo turno; Roseana Sarney lidera na rejeição.

foto: reprodução

A primeira pesquisa de intenções de voto, da TV Guará, divulgada neste sábado, 1, aponta a vitória do candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) ainda no primeiro turno.

Na pesquisa, foi ouvido um total de 1.407 pessoas, de todas as seis regiões do Maranhão, entre os dias 21 e 25 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número MA-08877/2018. O intervalo de confiança é de 95% com uma margem de erro de 2,61%.

Na pesquisa estimulada, onde os entrevistados recebem uma lista dos candidatos e podem escolher baseado nela, o atual governador reúne 53,1% das intenções de voto, seguido por Roseana Sarney (MDB), com 28,8%. Em terceiro lugar, vem o senador Roberto Rocha, com 3,7%, e, em quarto, Maura Jorge (PSL), somando 2,1%.

Os candidatos Ramon Zapata e Odívio foram lembrados por menos de um por cento dos entrevistados. Votos brancos e nulos somam 6,6%, enquanto os entrevistados que não sabem ou não responderam chegou a 4,9%.

No cenário dos votos válidos – quando se exclui a possibilidade de votos brancos e nulos -, Dino chega a 60% das intenções 32,5% contra da ex-governadora Roseana Sarney. O senador Roberto Rocha tem 4,2%, e Maura Jorge, 2,4%. Ramón Zapata e Odívio Neto não ultrapassaram 1%.

Já na pesquisa espontânea – na qual os entrevistados citam livremente os candidatos em que votarão, sem serem informadas as alternativas -, o candidato Flávio Dino fica em primeiro lugar na corrida ao governo do Maranhão, com 37% das citações. Em segundo, vem Roseana Sarney (MDB) com 16,1%. Roberto Rocha (PSDB) fica em terceiro, com 1%.

Neste cenário, Maura Jorge (PSL) e Ramón Zapata (PSTU) aparecem com menos de 1% enquanto Odívio Neto (PSOL) não foi citado por nenhum dos entrevistados. Os brancos e nulos somaram 4% e o número dos que não sabem ou não responderam chegou a 40%.

Segundo turno

Ainda segundo a pesquisa, caso haja um segundo turno entre os candidatos do PCdoB e do MDB, Flávio Dino ganharia novamente, com 56,3% dos votos, contra 30,8% de Roseana Sarney. O número de brancos e nulos chegariam a 8,2% e, os que não sabem ou não responderam, 4,7%.

Rejeição

Na análise de qual candidato tem o maior número de rejeição pelos eleitores, a ex-governadora Roseana Sarney lidera com 47,1% das respostas, seguida por Roberto Rocha, com 26,3%, e Flávio Dino com 23,4%. Maura Jorge foi citada por 19,5%, Ramón Zapata por 17,3% e Odívio Neto por 12,7%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam chegam a 12,1%.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias