SEGURANÇA PÚBLICA

Grande Ilha tem queda de mortes violentas em 50% no mês de junho

O comparativo entre o mês de junho deste ano e do ano passado mostrou a queda significativa de ocorrências policiais.

Homicídios, as lesões corporais com morte e os roubos seguidos de morte (latrocínio) são configurados como crimes violentos. (Foto: Reprodução)

De acordo com dado da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), as mortes violentas caíram 50% em junho na Grande São Luís. Somente no mês junho de 2021, foram 36 ocorrências, em contrapartida, apenas 18 casos foram registrados em junho de 2022.

Além disso, os homicídios também diminuíram. Enquanto em junho do ano passado foram registrados 34, no mesmo mês deste ano, houve apenas 18 ocorrências, representando 47% de redução.

Já em relação aos latrocínios, junho de 2021 contabilizou dois casos; o mesmo mês deste ano não apresentou ocorrências.

Entre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), estão incluídos os homicídios, as lesões corporais com morte e os roubos seguidos de morte (latrocínio), estes são o maior desafio da Segurança Pública na contenção da violência.

O titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado George Antônio da Silveira Marques, relata que a diminuição dos CVLIs tem sido gradativa.

“Ações diretas da gestão estadual como o aparelhamento das polícias, aquisição de equipamentos mais modernos e com melhor tecnologia, além da oportunidade de capacitação do efetivo têm possibilitado maior êxito nas investigações e operações em geral. Atualmente, todos os casos deste grupo de crimes são investigados e têm inquérito instaurado”, afirmou o delegado.

É devido às operações de combate às organizações criminosas, por meio da ação integrada das polícias Civil e Militar que foi possível a redução de homicídios. “Esse trabalho conjunto tem conferido melhor eficiência na investigação”, frisou George Antônio.

A SHPP integra a Polícia Civil e conta com o Plantão de Homicídios, que funciona 24 horas por dia. A Segurança Pública também combate às mortes violentas ao coibir outras atividades criminosas, como o tráfico de drogas e roubo.

O planejamento inclui monitoramento das áreas mapeadas, investigação e prisão de líderes dos grupos criminosos, além de patrulhamento nas comunidades em horários pré-determinados e execução de operações policiais de rotina.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias