GRANDE SÃO LUIS

Sete veículos são apreendidos durante operação na Praia do Meio

A mobilização teve onze horas de duração, encerrando na madrugada desta segunda-feira

Foto: Divulgação MP/MA

No último domingo (16), uma operação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizada nas praias do Olho D’Água, Meio e Araçagi, na Grande São Luís, resultou na apreensão de sete veículos e uma pessoa presa.

Durante a operação denominada Operação Harpócrates, Deus do silêncio na mitologia grega, os veículos foram apreendidos por estarem provocando poluição sonora no litoral de São Luís e São José de Ribamar. A mobilização teve onze horas de duração e se encerrou na madrugada desta segunda-feira (17).

Os proprietários dos veículos foram presos em flagrantes, mas acabaram sendo liberados após pagamento de fiança de R$ 5 mil. Todos irão responder processo pelos crimes cometidos e também foram multados, devido o crime de poluição sonora que é considerado crime ambiental.

De acordo com o MPMA, os veículos foram liberados posteriormente, mas os equipamentos de som permaneceram custodiados na sede do Ministério Público. Durante a ação, um homem foi preso por desacato a agente público.

Participaram da operação cerca de 80 agentes públicos das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (de São Luís e de São José de Ribamar) e Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim).

A Operação Harpocrátes também também teve o objetivo de combater o tráfico de drogas e a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos nas praias.

Ainda segundo informações do MPMA, a operação seguirá por tempo indeterminado, em locais onde houver a incidência de crimes e irregularidades na orla dos municípios que formam a ilha de São Luís.

Acesso proibido

Durante entrevista coletiva realizada pelo Ministério Público no último dia 30 de julho, o promotor de Controle Externo, Claudio Guimarães, informou que realizará uma reunião com o prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, para discutirem sobre a possível proibição permanente do acesso de veículos automotores as praias do Meio e do Araçagi.

De acordo com o promotor, a reunião decidirá uma medida de proibição permanente do acesso de veículos automotores às praias do Meio e do Araçagi, assim como já ocorre na praia do Olho d’Água, que é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Claudio Guimarães afirmou que a decisão depende do Poder Público, mas negociações estão sendo encaminhadas para que a determinação seja adotada nas áreas.

O acesso à faixa litorânea das praias já havia sido proibido em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias