O Governo Federal lançou uma campanha para incentivar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), apresentada como documento mais seguro e válido em todo o país. No Maranhão, a iniciativa inclui um repasse de R$ 12,8 milhões para ampliar a emissão.
Até agora, mais de 51 milhões de documentos já foram emitidos no Brasil. No estado, cerca de 27% da população possui a nova carteira.
A CIN adota o CPF como número único, conta com QR Code para verificação e tem validade em todo o território nacional e também em países do Mercosul. A primeira via é gratuita.
A campanha destaca o uso do documento para facilitar o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, além de alcançar públicos como trabalhadores, pescadores artesanais, pessoas próximas da aposentadoria e pessoas com deficiência.
No Maranhão, o investimento faz parte do Programa Nacional de Fomento à Gestão e Emissão da Carteira de Identidade Nacional, que oferece apoio técnico e financeiro aos estados, responsáveis pela emissão do documento.
Outra funcionalidade é a versão digital disponível no aplicativo Gov.br, que permite reunir diferentes documentos em um só lugar, como título de eleitor, CNH e carteira de trabalho.
O governo também definiu prazos para a obrigatoriedade da CIN em benefícios sociais. Para quem não possui cadastro biométrico, a emissão passa a ser exigida a partir de janeiro de 2027. Já para quem tem biometria, a exigência começa em janeiro de 2028.
O agendamento para emissão no Maranhão pode ser feito pela internet, por meio do site da Secretaria de Estado da Administração.