Será realizado no próximo dia 05 de março, a partir das 13h, o 2º Encontro “Mulheres Nosso Maior Patrimônio”, com o tema “Mulheres em Cena: Protagonismo Feminino na Cultura”. O encontro será realizado no Complexo Trapiche Santo Ângelo – Espaço Cultural Humberto de Maracanã, reunindo mestras, pesquisadoras, gestoras públicas, artistas, educadoras e lideranças comunitárias que atuam na cultura de São Luís. A iniciativa é da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH).
A iniciativa dá continuidade ao movimento iniciado em 2023, quando foi realizado o primeiro encontro em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o evento promoveu debates, rodas de conversa e apresentações culturais que deram visibilidade às mulheres que atuam na salvaguarda das tradições culturais da cidade, além de criar um espaço de escuta e troca de experiências sobre desafios e políticas públicas voltadas ao setor.
Nesta segunda edição, o encontro amplia o diálogo e propõe reflexões sobre o papel das mulheres como guardiãs, gestoras e produtoras de saberes culturais, reconhecendo sua contribuição histórica na preservação e renovação das manifestações culturais presentes nos territórios ludovicenses.
O evento também se consolida como espaço de fortalecimento institucional e político das mulheres da cultura, incentivando sua participação em conselhos, fóruns e políticas públicas, além de promover a troca de experiências e a construção coletiva de estratégias para enfrentar desafios ainda presentes, como a invisibilização de trajetórias, a desigualdade de acesso a oportunidades e a baixa presença feminina em espaços de decisão.
A programação reúne mesas de debate sobre memória, educação patrimonial, gestão cultural, direitos culturais e participação social, além de atividades culturais que reafirmam o protagonismo feminino na cultura e no carnaval de São Luís.
Entre os momentos centrais da programação está a mesa que reúne representantes de secretarias e coordenadorias municipais, promovendo um diálogo direto entre poder público e sociedade sobre políticas públicas, direitos culturais e direito à cidade, fortalecendo a articulação institucional e ampliando a escuta sobre as demandas das mulheres nos territórios culturais da capital.
Entre os destaques estão discussões sobre a atuação feminina na gestão do patrimônio cultural e sobre o protagonismo das mulheres nos enredos e na história das escolas de samba da capital. O encontro será encerrado com apresentações culturais das escolas Turma de Mangueira, Flor do Samba e Favela do Samba, que em 2026 levam para a avenida enredos em homenagem a mulheres, celebrando a presença e a contribuição feminina na construção do carnaval ludovicense.
Serviço
O quê: 2º Encontro Mulheres, Nosso Maior Patrimônio – “Mulheres em Cena: Protagonismo Feminino na Cultura”
Quando: 05 de março, às 13h
Onde: Complexo Trapiche Santo Ângelo – Espaço Cultural Humberto de Maracanã, Centro Histórico
Inscrição: Gratuita pela plataforma Sympla