DESEMPENHO SUSTENTÁVEL

SEI! Maranhão ultrapassa a marca de 100 mil processos gerados em 100 dias de operação

Nesse tempo, o governo deve ter deixado de usar mais de 5 milhões de folhas de papel

arte: reprodução

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI! Maranhão) atingiu esta semana a marca de cem dias de operação. Nesse período, mais de cem mil processos foram gerados pelo sistema. A média é que, nesse tempo, o governo tenha deixado de usar mais de 5 milhões de folhas de papel. Esse total é equivalente a dez mil resmas ou cerca de 500 árvores.

Implantado em dezembro do ano passado, o SEI! Maranhão substitui processos físicos por eletrônicos. O objetivo é reduzir o uso de papel na administração pública, conferindo mais sustentabilidade à gestão. O uso da ferramenta também diminui o tempo de tramitação de documentos e os custos com impressão, logística e transporte de processos físicos.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a importância da iniciativa. “Com a implantação do SEI!, o Estado entra definitivamente em uma era digital, de modernização dos serviços públicos, avançando em termos de eficiência, transparência e economia de recursos. Na prática, isso significa políticas públicas executadas de maneira mais ágil e serviços melhores prestados à população do Estado”, afirma o governador.

O secretário da Sead, Guilberth Garcês, pontuou a redução do tempo de tramitação em diversos processos como um dos principais benefícios da utilização da ferramenta. “No último mês, o tempo médio de tramitação dos processos mais comuns foi de cerca de cinco dias. Antes, esse prazo era de quinze a vinte dias, uma redução de cerca de dois terços”, cita.

Atualmente, o sistema conta com 21,7 mil usuários cadastrados. Desses, 16,9 mil são usuários internos, isto é, que integram a administração pública estadual. Outros 4,7 mil são usuários externos.

Saiba mais

Utilizado em mais de 200 órgãos em diversas esferas públicas administrativas no país inteiro, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é uma ferramenta de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedida gratuitamente à administração pública.

O SEI! integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de diversos órgãos visando construir uma infraestrutura pública para a administração de processos e documentos.

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