Estudo

Trabalhadores com renda de até dois salários mínimos voltarão a pagar Imposto de Renda

O levantamento da Unafisco Nacional indica que correção do salário mínimo impacta diretamente a faixa de renda que antes era considerada isenta.

(foto: reprodução)

A Unafisco Nacional divulgou um estudo destacando que trabalhadores com renda de até dois salários mínimos voltarão a pagar Imposto de Renda devido à recente correção do salário mínimo.

O aumento de 10,16% em 2024 elevou os ganhos para quem recebia até dois salários mínimos no ano anterior, resultando em uma tributação mensal de R$ 13,80, pois a tabela de isenção não foi corrigida pelo governo.

Mauro Silva, presidente da entidade, considera essa situação um absurdo, destacando que a isenção prometida pelo governo não se concretizou.

A defasagem na tabela do Imposto de Renda, segundo a Unafisco, é de 134%.

A correção não realizada afeta não apenas os trabalhadores, mas também aposentados e pensionistas do INSS, que enfrentam um reajuste de 10,16%.

A entidade destaca que a falta de correção na tabela do IRPF prejudica especialmente aqueles que ganham menos, e ressalta a necessidade de ajustes para refletir a realidade da inflação.

A política de valorização do salário mínimo, reintegrada pelo governo no ano anterior, resulta em aumento real, mas sem a devida atualização na faixa de isenção do imposto de renda, os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos acabam devolvendo parte de seus ganhos ao governo.

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, planeja elevar a isenção para R$ 5 mil, conforme promessa de campanha.

Contudo, as restrições orçamentárias adiaram essa medida para 2023.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, promete enviar uma reforma da tributação da renda, incluindo a faixa de isenção, no primeiro semestre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias