Superior Tribunal de Justiça

Decisão do STJ mantém investigações suspensas contra Paulo Victor

A presidente do STJ, ministra Maria Thereza, negou-se a analisar um recurso do MPMA.

Paulo Victor é o presidente da Câmara Municipal de São Luís. (Foto: Reprodução)

A ministra Maria Thereza Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se negou a analisar um recurso apresentado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) nesta semana, resultando na manutenção da suspensão de três procedimentos investigatórios que envolvem o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB).

Esses procedimentos, que incluem um pedido de prisão preventiva, uma investigação e um pedido de busca e apreensão, foram suspensos na semana passada por decisão do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O MPMA argumentou no recurso ao STJ que a decisão do desembargador representava uma flagrante ilegalidade e feria a ordem pública, violando o ordenamento jurídico, o devido processo legal e o princípio do juiz natural ao desrespeitar a regra de distribuição processual por prevenção.

Entretanto, ao examinar o caso, a presidente da Corte optou por não entrar no mérito do pedido do Ministério Público. Ela argumentou que o incidente, que visa proteger o interesse público para evitar danos graves à ordem, à saúde, à segurança ou à economia públicas, normalmente se aplica a processos civis.

Portanto, não seria a medida apropriada para suspender decisões em processos criminais, evitando assim transformar indevidamente o instituto da suspensão em um recurso alternativo para disputas sobre direitos individuais, os quais já possuem meios processuais previstos na legislação penal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias