Triagem

Anvisa autoriza realização de exames de análise clínica em farmácias

A agência destaca que esses testes não substituem o diagnóstico laboratorial convencional e devem ser utilizados apenas como complementares.

A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos. (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma norma que permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios em caráter de triagem, a partir de 1º de agosto.

A resolução cria três categorias de serviços de saúde: tipo I (farmácias e consultórios isolados), tipo II (postos de coleta) e tipo III (laboratórios clínicos, laboratórios de apoio e laboratórios de anatomia patológica).

Os serviços tipo I e II estão autorizados a realizar coletas e exames de análises clínicas em caráter de triagem a partir de material biológico primário, desde que todas as etapas do exame sejam realizadas no próprio estabelecimento.

No entanto, a Anvisa destaca que esses testes não substituem o diagnóstico laboratorial convencional e devem ser utilizados apenas como complementares, com finalidades distintas no atendimento à população.

A agência ressalta que os resultados dos testes realizados nos serviços tipo I não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas e devem ser interpretados por profissionais de saúde, em conjunto com os dados clínicos do paciente e outros exames confirmatórios.

A nova norma representa um avanço importante para ampliar a lista de serviços executados em farmácias e consultórios, garantindo o acesso à assistência à saúde e a qualidade dos exames de análises clínicas no país.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias