Dever de Casa

Ameaças e boatos mudam a rotina nas escolas

Governo federal, estadual e municipal se mobilizaram para criar planos e estratégias pra garantir a segurança no ambiente escolar.

Desde o ataque a uma creche em Blumenau (SC) que deixou quatro crianças mortas no dia 5 de abril, provocou uma série de mudanças no país, no tocante à segurança nas escolas. (Foto: Reprodução)

Perguntas para a psicóloga Celiane Oliveira

  • O que os pais devem fazer para saber o que seus filhos fazem na internet? como controlar isso?

Depois de toda essa situação que a gente está acompanhando, nos acende um alerta justamente sobre esse controle. É muito importante que os pais façam o acompanhamento do que os seus filhos consomem na Internet. Rede social é um fator importante, tem muitos aspectos positivos, mas em contrapartida, é uma fonte de informação muito rápida. E a criança e o adolescente que ainda não tem o cérebro completamente desenvolvido, que ainda não tem discernimento sobre as coisas ao seu redor, acaba se tornando muito vulnerável aos conteúdos que vem dessas redes sociais. Então, é importante que os pais conversem muito com seus filhos, a comunicação é o ponto de partida para que a gente consiga criar um ambiente mais saudável, onde essas crianças possam ser orientadas, possam falar sobre o que estão pensando. E junto ao diálogo, criar estratégias para conseguir controlar um pouco mais esse uso.

  • Especialistas afirmam que conteúdos violentos estão disponíveis em aplicativos de redes sociais. Como impedir que sejam vistos, compartilhados?

É muito difícil a gente limitar o uso da internet quando se trata disso, pois a informação é muito imediata. O assunto é muito disponível e vem numa proporção descomunal. Tudo que acontece hoje em dia ganha um impacto muito maior, justamente pela rapidez que ela chega nas pessoas. Agora, a gente pode fazer a nossa parte, filtrar as informaçoes que a gente recebe, a gente não precisa estar o tempo todo buscando mais informações, porque isso inclusive pode gerar um quadro de ansiedade, de medo. Hoje eu percebo muitos pais com medo de levar seus filhos para escola, medo de acontecer algo. Então, é importante que a gente, enquanto usuário consiga fazer as nossas limitações de uso nas redes sociais. Principalmente com relação às crianças e adolescentes, impedir que coisas tão extremas cheguem a esse público, porque pode ser um fator de risco muito grande para que essa criança desenvolva, e acabe até mesmo apresentando o medo de ir para o ambiente escolar.

  • Quais os sinais que os filhos apresentam quando tem seus comportamentos mudados, e como os pais podem perceber isso?

Hoje é muito comum, que com essa vida mais globalizada, que tanto o pai quanto a mãe trabalhem, e a criança muitas vezes fica mais tempo na escola, esses pais acabam não conseguindo acompanhar, não conseguindo perceber pequenos detalhes e pequenas mudanças de comportamento que acontecem diariamente. Então a criança, e principalmente o adolescente que está numa fase de transição, está passando por um processo de muitas mudanças na própria vida, e esses processos são delicados. É importante que os pais fiquem atentos, que eles consigam, mesmo que com a rotina de trabalho, com as atividades que eles executem, que possam ter tempo de qualidade pra passar com essa criança. Porque com esse tempo de qualidade vai ser mais fácil e vai ser possível observar a mudança de comportamento, como: isolamento, agressividade, irritabilidade, dificuldade de socialização, ou então a pessoa que era muito comunicativa, de repente deixou de ser, passa mais tempo trancado no quarto, mais tempo no celular, mais tempo jogando, sem estabelecer uma comunicação dentro do ambiente familiar. Então, tudo são pontos que são necessários de serem observados, porque a criança muitas vezes não sabe verbalizar diretamente o que ela está sentindo, então, cabe muito aos responsáveis conseguirem estar presentes, porque só assim eles vão poder perceber as mudanças de comportamento e vão poder fazer alguma coisa pra intervir em casos como esses.

  • Após esses ataques e ameaças, boatos, como pais e escolas podem fazer para que a vida volte ao normal?

É importante que pais e as escolas adotem medidas, mas também que a gente consiga passar por esse momento de uma forma equilibrada, de uma forma que a gente não crie mais problema do que já existe, né? Então, as escolas vão precisar tomar certas medidas e os pais, por sua vez, também vão precisar estar atentos a todos esses detalhes, essas mudanças, trabalhando de uma forma unificada para que a vida continue. É importante que pais e escolas consigam gerar esse ambiente de segurança para crianças e adolescentes, que elas tenha espaço para serem ouvidas. A gente não não pode parar. As coisas precisam continuar. Só que é necessário, para essa continuidade, que se tenha todos os cuidados, todas as medidas de proteção, que os pais estejam empenhados junto com a escola em cuidar desses jovens, buscando profissionais especializados, para que assim a gente possa evitar a ocorrência de situações como essa.

« Anterior Próxima »2 / 3
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias