Benefícios

Bolsa Família: veja como consultar e se inscrever no Cadastro Único

Inscrição no CadÚnico não garante que a família irá receber o Bolsa Família.

Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. (Foto: Reprodução)

O principal quesito para ter acesso ao Bolsa Família é a inscrição no Cadastro Único. O programa tem o objetivo de catalogar e selecionar famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Apesar de ser necessário para o programa, a inscrição no CadÚnico não garante que a família irá receber o Bolsa Família. Significa apenas que ela está incluída em uma lista de reserva do programa.

Principais dúvidas sobre o CadÚnico

Quem pode entrar no Cadastro Único?

Têm direito a integrar o CadÚnico famílias que:

  • ganham, por mês, até meio salário mínimo por pessoa;
  • tenham renda mensal total de até três salários mínimos;
  • pessoas que moram sozinhas ou que vivem em situação de rua (só ou com a família).

Vale lembrar que, atualmente, o valor do salário mínimo está em R$ 1.302.

Caso a família receba mais de três salários mínimos, a inscrição será permitida somente se as demais condições forem atendidas, no entanto, apenas se o cadastro for vinculado à inclusão em programas sociais federais, estaduais ou municipais.

CadÚnico: cadastro e consulta

O cadastro no CadÚnico é feito somente em postos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou em postos do Cadastro Único e do Bolsa Família na cidade onde a pessoa de baixa renda mora.

A inscrição deve ser feita por um integrante da família maior de 16 anos, que tenha Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou título de eleitor em seu nome e seja, preferencialmente, mulher. É preciso apresentar ao menos um dos seguintes documentos para cada membro da família:

  • certidão de nascimento;
  • certidão de casamento;
  • CPF;
  • carteira de identidade (RG);
  • carteira de trabalho;
  • título de eleitor;
  • registro administrativo de nascimento indígena (Rani), caso a pessoa seja indígena.

A consulta ao Cadastro Único pode ser realizada por meio do Site Meu CadÚnico pelo aplicativo Meu CadÚnico ou através do telefone 0800 707 2003, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h aos fins de semana e feriados nacionais.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias