administração hospitalar

O Imparcial Entrevista Plínio Tuzzolo: Diretor regional da FBAH

conheça a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, que está em campanha de admissão de novos associados, os administradores hospitalares do Maranhão.

Plínio Tuzzolo em visita ao Jornal O Imparcial. (Foto: O Imparcial)

A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares tem como Missão promover a melhoria da saúde no Brasil, o aprimoramento, a qualificação e a valorização profissional dos Gestores e dos Administradores Hospitalares.

Destacaram-se pela criação do Código de Ética do Administrador Hospitalar Profissional, a publicação do primeiro Cadastro Brasileiro de Administradores Hospitalares.

Promoção de Congressos nacionais e regionais, debates em seminários, workshops, lives e webinars sobre temas relevantes para a categoria; disseminando conhecimento e fortalecendo um sólido networking entre gestores e entidades de saúde do país e da América Latina.

A Federação regional está com uma campanha de admissão de novos associados, os administradores hospitalares do Maranhão, com planos através de uma ação em rede para ajudar a capacitar administradores e gestores.

Além de empoderar e facilitar as futuras tomadas de decisões em busca do melhor equilíbrio e resultados positivos no setor da saúde, gerando mais valor e facilitando o benchmarking e o networking entre os associados.

O que é a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares e como atua no desenvolvimento e melhoria da saúde no Brasil?

A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares tem mais de cinquenta anos e é uma entidade de classe que foi criada pra defender os interesses da categoria profissional que outrora era fincada na administração hospitalar. Hoje, na gestão de saúde.

A federação trabalha com associados, quem são eles?

Os associados da Federação são pessoas físicas ou jurídicas que estão atuando na área de saúde. Buscamos parcerias com pessoas jurídicas e acreditamos que a união faz a força. Uma entidade isolada só cuidando daquilo que se dispõe pra fazer esse trabalho, ela precisa ter sempre parceiros.

Quais as classes de formação dos gestores?

Então, nós poderemos ter como gestor de saúde, enfermeiros, médicos, administradores, economistas, qualquer que seja a graduação, mas estando no exercício do cargo de gestão.

Os gestores de qualquer classe de hospitais ou clínicas são aptos a entrarem para a Federação?

Sim, qualquer um que esteja a frente de uma unidade de saúde, seja de porte pequeno, médio, grande porte. E também qualquer que seja o tipo, hospitais, clínicas, laboratório, enfim, que seja na área da saúde, o profissional está credenciado a fazer parte do nosso quadro associativo.

No campo da inovação, como a federação tem tratado de investimentos tecnológicos para a área da saúde?

Temos que estar absolutamente antenado nisso tudo e a mim como diretor regional cabe sentir e perceber o que o nosso gestor precisa e ao mesmo tempo buscar a viabilização presencial, por vídeo conferência ou esforços de treinamento que a gente possa fazer, de palestras, seminários, simpósio ou congresso. Esse elenco de atividade é voltado a nossa sensibilidade, como a gente deve tratar esses assuntos.

Qual o diferencial da FBAH no setor da saúde?

Buscamos dinamismo nesta prestação de serviço porque tudo é uma pista de mão dupla. A federação atua a favor das suas bases. Então, se essa reciprocidade acontece, a gente está cumprindo fielmente o que o estatuto preconiza e como entidade de classe a gente está zelando pelo bom funcionamento, pela modernização, pela sustentabilidade, não é porque a área da saúde que a gente não tenha que tratar de sustentabilidade.

Quais os projetos que a Federação Brasileira tem aqui para o estado do Maranhão?

A curtíssimo prazo nós teremos o congresso de gestão, não sei o mês, mas até abril ou maio do próximo ano, depois do carnaval e férias. A federação vai criar um fórum de discussão e de debate diante dos grandes desafios que a gente tem, que são desafios que atingem a todos nós, porque independentemente do tipo de hospital, eles existem pra cuidar de pessoas e quem cuida de pessoas são pessoas.

Quais os benefícios a Federação oferta aos associados?

Ele recebe da federação, atualização, eventos à disposição, congressos de reciclagem, discussão de temas ligados a governabilidade, a sustentabilidade e tudo que é tecnicamente exigível.

Quais assuntos são abordados pela Federação?

Um assunto muito simples que é o núcleo de segurança do paciente, uma estrutura obrigatória em todos os hospitais. Que busca zerar um evento adverso na vida hospitalar, porque através de alguns estudos feitos nos Estados Unidos, chegaram na conclusão que nos hospitais morriam mais pessoas com eventos adversos do que em função das patologias com quem eram internados. Isso trouxe, a partir de 1990, uma decisão de que o núcleo de segurança do paciente seria uma estrutura obrigatória. E existe o Dia Mundial de Segurança do Paciente, 17 de setembro. Então, eu estou dando esse exemplo porque essa é uma estrutura técnica.

Os interessados em se associar, devem falar com quem?

Entre no nosso endereço eletrônico fbah.maranhao@gmail.com e o telefone para contato é o (98) 991168836. O interessado vai ser muito bem atendido.

Deixe uma mensagem aos gestores e administradores hospitalares aqui do estado do Maranhão.

Mensagem de otimismo, de confiança e convicção, de que tudo depende de nós. Não há nenhum problema, não há nada na vida que a gente não possa alcançar. Quando se põe foco, coração e conhecimento, a gente chega, pode demorar um pouco mais ou pouco menos, mas a gente chega onde a gente quer. O que não pode faltar é a garra, o que não pode faltar é essa certeza de que a gente superará sempre as adversidades e encontraremos um horizonte bastante promissora onde a gente possa desenvolver a nossa atividade da melhor forma possível. Dedicação é o fundamento, foco é o fundamento, preparo o fundamento e convicção de que a gente será bem sucedido.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias