crimes cirbernéticos

No Maranhão, Sigma registra aumento de casos referentes a crimes virtuais

Entre as principais ocorrências, estão fraude eletrônica e estelionato, invasão de sistemas e dispositivos, bem como, falsificação de documento.

Muitas são as histórias de vítimas, que ganham uma grande dor de cabeça para resolver os problemas deixados pelos criminosos. (Foto: Reprodução)

O mal uso das ferramentas tecnológicas é, muitas vezes, capaz de produzir danos, às vezes, irreparáveis a pessoas, empresas e órgãos públicos. Estamos falando dos crimes cirbernéticos, que têm aumentado nos últimos tempos.

Segundo especialistas, os usuários da internet podem se proteger:

“Muitas vezes, a gente fala em educação digital. As pessoas, infelizmente, estão se preparando lentamente para a educação digital quando se trata de pontos, principalmente, de segurança. Elas estão familiarizadas com acesso ao sistema, mas não estão familiarizadas sobre como se proteger de possíveis golpes que têm nesses sistemas operacionais, nesses sistemas de celular, nessas redes sociais”, ressalta o advogado Dyego Moraes, especialista em Segurança e Direito Digital.

Dados do Sistema Integrado de Gestão do Maranhão (Sigma) apontam um aumento no número de crimes virtuais no estado. Entre as principais ocorrências, estão fraude eletrônica e estelionato, com 1108 registros; invasão de sistemas e dispositivos, somando 87 ocorrências; e falsificação de documento, com dois registros.

Mas, esses números podem ser maiores, porque nem toda vítima faz a denúncia. O aumento no número de casos de crimes cibernéticos tem muito a ver com a pandemia, período em que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, também, mais conectadas, seja trabalhando, estudando ou se entretendo.

E, cada vez mais, os criminosos vão se especializando e começaram a buscar brechas para aplicar novos golpes. Muitas são as histórias de vítimas, que ganham uma grande dor de cabeça para resolver os problemas deixados pelos bandidos.

“Tudo começou quando eu vi que meu celular estava há várias horas sem serviço. Aí entrei em contato com a minha operadora, que me informou que meu chip tinha tido uma solicitação de resgate numa loja física. Um tempo depois, comecei a receber email avisando que meu email de segurança tinha sido modificado, meu telefone de segurança havia sido alterado. Minutos depois, entram na minha conta do Instagram, pessoa física, com mais de 20 mil seguidores. Logo em seguida, entraram na minha conta comercial, com mais de 30 mil seguidores”, relatou o empresário Edgar Magalhães.

Uma estratégia muito usada pelos ciber criminosos é a chamada engenharia social. Trata-se de técnica para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com software malicioso ou, então, abrir links para sites infectados.

Os hackers também podem se aproveitar da falta de conhecimento do usuário. “A partir do momento que você tem seu aparelho hackeado, você está sujeito a deixar as suas mensagens expostas para aquele terceiro, e ele pode pegar esse seu material para te chantagear ou para divulgar, causando mais danos ainda”, observou o advogado Dyego Moraes.

Como se prevenir de golpes virtuais:

  • Mantenha o sistema e software de proteção sempre atualizados;
  • Sempre desconfie de mensagens de desconhecidos;
  • Analise os links e remetentes dos e-mails antes de clicar;
  • Verifique a autenticidade antes de preencher algum dado na internet.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias