TRAGÉDIA

Chuvas no RS: sobe para 90 o número de mortes; mais de 100 estão desaparecidos

Outras 155.741 estão desalojadas e 48.147 foram encaminhadas para abrigos públicos. Ao todo, 388 municípios gaúchos foram afetados

Vista aérea de ruas inundadas durante operações de resgate no bairro de São João, em Porto Alegre, Brasil, tirada em 6 de maio de 2024 - (crédito: FLORIAN PLAUCHEUR / AFP)

O número de mortes por causa das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 90. Segundo balanço da Defesa Civil estadual de hoje (7), 361 pessoas ficaram feridas e 132 estão desapaercidas. Outras 155.741 estão desalojadas e 48.147 foram encaminhadas para abrigos públicos. Ao todo, 388 municípios gaúchos foram afetados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (7) áreas do centro e toda a metade norte do Rio Grande do Sul passam por um breve período de tempo quente e seco, com ventos soprando do quadrante norte. Estão previstas rajadas de vento acima dos 60 km/h, especialmente na região de Santa Maria e encostas, além proximidades do Planalto gaúcho.

Entretanto, nas áreas mais ao sul do estado e toda a área de fronteira com o Uruguai, fortes áreas de instabilidade devem causar chuvas volumosas e temporais. No extremo sul do Rio Grande do Sul, os volumes de chuva devem exceder os 100 milímetros em 24 horas podendo superar os 150 milímetros até o início da quarta-feira (8/5).

Nas cercanias da região de Pelotas, Rio Grande, em direção à Campanha e oeste do estado, até a área de Alegrete e São Borja, também são previstos temporais, ventos com rajadas acima dos 70 km/h e queda de granizo.

“Para o fim de semana, a expectativa é de tempo úmido e gradataviamente mais frio. A chuva com mais intensidade deve ocorrer no norte e leste do estado. No sul e oeste, por sua vez, o tempo fica mais seco a partir da segunda-feira (13/5)”, informa o Inmet.

*Correio Braziliense | Aline Gouveia

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias