PERDA

Morre Sérgio Amaral, referência do fotojornalismo nacional

Fotógrafo lutava contra um câncer; registros do repórter ganharam prêmios e tornaram-se uma referência no fotojornalismo nacional.

Sérgio Amaral tinha 67 anos. (Foto: Reprodução)

Após uma longa luta contra o câncer de pulmão, morreu, nesta quarta-feira (8), o repórter fotográfico Sérgio Amaral, aos 67 anos. Ele deixa a esposa, filhos e um grupo de fãs do seu trabalho. Sérgio descobriu o câncer em outubro do ano passado, após um mal estar. Ao longo dos últimos meses, realizou o tratamento de sequelas adquiridas após dois meses de internação hospitalar.

Em fevereiro deste ano, o repórter fotográfico lançou um site de venda de fotografias com trabalhos feitos há mais de 20 anos. A iniciativa tinha como intuito o custeio de tratamento de saúde dele. Mesmo o tratamento sendo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as despesas ainda são altas.

Em fevereiro, o repórter colocou à venda 41 fotos retiradas das prediletas. Feitas com viés geográfico e humanista, os trabalhos foram realizados há 20 anos ou mais, em filmes Kodak, Ilford e Fuji. “As fotografias deste site são recortes de viagens maravilhosas em que aprendi muito, fiz amigos e trouxe belos registros”, destacava.

Carreira

O repórter fotográfico Sérgio Amaral já passou por inúmeros jornais, inclusive o Correio Braziliense, onde atuou de 1996 a 2004. Com mais de 40 anos dedicados ao fotojornalismo, iniciou a carreira em 1977 e acumula prêmios, como o Esso de Fotografia de 1992, o grande prêmio do Salão Finep de Fotojornalismo de 1996, a medalha de excelência gráfica da Society for News Design e o prêmio ONU Habitat de 2014.

Ainda não há informações sobre o funeral e enterro. De acordo com informações preliminares, Sérgio morreu em casa, dormindo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias