SOLUÇÃO DEFINITIVA

Deputado Zé Inácio: “O ferry-boat nunca foi pauta eleitoral como está sendo agora”

Vice-líder do governo na Assembleia afirmou que solução definitiva para os problemas no serviço virá até o fim de junho.

Balsa "Cidade de Tutóia". (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Jornal da Manhã da Central de Notícias, o deputado estadual Zé Inácio Lula da Silva (PT), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que até o final de junho o governo dará solução definitiva para os problemas no serviço de transporte realizado pelo sistema de ferry–boat.

O deputado cita problemas enfrentados pelo sistema antes de 2015. Considera que houve considerável melhoria no serviço. “Embora sempre exigimos ainda mais melhorias na qualidade do serviço, nunca antes o sistema ganhou a pauta política como está agora”, afirmou Zé Inácio.

Com algumas embarcações sendo recuperadas de avarias, o serviço teve contenção que vem causando congestionamento na travessia entre a Ilha de São Luís e o porto de Cujupe, em Alcântara, no continente.

A crise no sistema assanhou o deputado Wellington do Curso (PSC) a tentar instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o serviço. Embora tenha anunciado que alcançou o número de assinaturas suficientes, o deputado oposicionista ao governo do Estado não apresentou as 14 assinaturas exigidas por regras constitucionais.

“Lidamos com essa situação com naturalidade. O parlamento é plural. Temos uma base do governo coesa, mas respeitamos o questionamento da oposição. Temos informação que não tem assinaturas suficientes para instalar uma CPI do ferry boat”, afirmou Zé Inácio.

O vice-líder do governo reconhece a urgência na busca por solucionar o problema do transporte e restabelecer a normalidade da travessia São Luís- Cujupe, Cujupe-São Luís.

“Entendemos que são milhares de maranhenses, sobretudo, a população da Baixada que usa o serviço diariamente. O governo está buscando uma resposta rápida. Como parlamentares, temos que buscar soluções e não causar mais divergências e alvoroço na população”, disse.

Retorno à normalidade

O deputado disse ainda que inicialmente a normalidade pretendida é o retorno do funcionamento com as embarcações que vinham operando. Quatro embarcações estão operando na travessia para garantir a regularidade do serviço.

Dois pontos são defendidos pelo deputado: a garantia dos horários de funcionamento e paralelamente, comodidade e segurança. Zé Inácio aponta a Marinha do Brasil como órgão responsável pela segurança, independente dos órgãos de controle como Ministério Público.

“Fazer dessas exigências naturais é competência dos parlamentares, mas não podemos levar pânico a população. Temos que pedir melhor trafegabilidade, melhores condições de mobilidade, de tal forma que os serviço seja oferecido da melhor qualidade. Não podemos fazer isso uma bandeira de oposição. Não concordamos em transformar o problema em uma pauta política eleitoral”, destacou o parlamentar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias