TROCA TROCA

Fim da janela partidária movimenta política no Maranhão

Quinta-feira (31) foi de trocas e filiações de parlamentares maranhenses.

Políticos maranhenses correm para se filiar antes do fim da janela partidária. (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (1º) ocorre o fim da janela partidária, período em que os parlamentares podem mudar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato, e no sábado (2), se encerra o período para descompatibilização de quem ocupa cargos públicos, como o de governadores. Com isso, esta quinta-feira (31) foi de grande movimentação na classe política maranhense em busca de partidos para concorrer às eleições.

Disputas no MA

Entre os deputados estaduais, Yglésio está de saída do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), para se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) do govenador Flávio Dino e do vice Brandão. Ele busca a reeleição para o segundo mandato na Assembleia Legislativa. Já o deputado César Pires deixa o Partido Verde (PV) para se juntar ao Partido Social Democrático (PSD), pelo qual tentará a reeleição.

Edivaldo e Edilázio dão boas vindas a César Pires. (Foto: Divulgação)

Na oficialização do parlamentar, estiveram presentes o deputado federal e presidente do PSD no Maranhão, Edilázio Júnior, e o ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao governo do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior.

“Agora é oficial! Seja bem-vindo ao PSD, deputado César Píres! Um quadro importante que vem para somar forças neste grande projeto que estamos construindo por um Maranhão melhor ao lado do nosso pré-candidato ao governo do Maranhão, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior”, disse Edilázio.

Disputas Federais

Pelo âmbito nacional, Gastão Vieira se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar as eleições deste ano e se juntar a Zé Carlos, único representante petista do Maranhão na Câmara Federal.

Gleisi Hoffmann e Gastão Vieira juntos no PT. (Foto: Uol)

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, que foi ministra junto com Gastão, e o pré-candidato ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, gravaram vídeos de boas vindas ao parlamentar maranhense.

Mudança de comando

O senador Roberto Rocha, antes no PSDB, receberá o comando do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Maranhão. A informação havia sido desmentida pelo prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, pré-candidato ao Governo do Estado.

Lahesio e Roberto Rocha agora seguirão caminhos diferentes na política maranhense. (Foto: Divulgação)

Porém ele mesmo veio a público, através de vídeo gravado numa rede social, e confirmou a troca. Lahesio se disse surpreso com a decisão do partido, e agora busca outra legenda para concorrer ao Palácio dos Leões.

“Estive com o senador outro dia e não esperava isso dele, de forma alguma. Não precisava aquele jogo de cena não”, desabafou Lahesio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias