CPI DO TRANSPORTE PÚBLICO

60% dos ônibus novos de São Luís estão na garagem, denuncia sindicato

Representante dos usuários apontou irregularidades e possível prática de suborno por integrante da SMTT.

Em meio a greve, novo Secretário de Trânsito e Transporte será ouvido nesta sexta. (Foto: Reprodução)

Em um depoimento marcado por graves denúncias, Paulo Henrique da Silva, presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo Rodoviário, Hidroviário e Aéreo do Maranhão (SINDUTCOL-MA), apontou uma série de deficiências no sistema no sistema de transporte coletivo de São Luís. O depoimento realizado na última terça-feira (8) foi dado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara da capital.

O representante dos usuários deu possíveis soluções para a redução da tarifa, e fez acusações verbais de corrupção na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Segundo Paulo Henrique, o empresário Manuel Cruz, que presta serviços de consultoria à pasta, estaria envolvido.

“O usuário da capital maranhense não aguenta mais ser transportado como sardinha em lata, pagando caro por isto”, declarou.

Em resposta a questionamento dos membros da Comissão de Inquérito, Paulo Henrique afirmou que o sistema piorou após a licitação de 2016. Ele revelou que alguns “ônibus que já estavam operando em algumas linhas foram entregues como novos”.

“Tudo que estou falando aqui, eu posso provar, com base em documentos que constam em relatório que vou disponibilizar à CPI”, completou.

Revelação de Suborno

Sobre a suposta prática de suborno envolvendo Manuel Cruz, Paulo Henrique disse que o consultor da SMTT manipulava lideranças comunitárias para evitar manifestações contra os serviços prestados pelos consórcios que operam nas linhas dos bairros. Segundo ele, Manuel seria um verdadeiro manipulador dentro da SMTT.

Paulo Henrique Silva em depoimento na CPI do transporte coletivo. (Foto: Leonardo Mendonça)

No depoimento, Paulo ainda revelou que 60% dos ônibus novos entregues à população nos últimos dois anos estão nas garagens. “Senhores, o prefeito Eduardo Braide está sendo manipulado por algo que ele não conhece”, pontuou.

Provas

Ao fim do depoimento, o representante dos usuários de transporte entregou um vasto relatório contendo possíveis provas das denúncias apresentadas. Ele também defendeu a regulamentação do transporte alternativo. “No momento de sofrimento da greve de ônibus, são eles [trabalhadores do alternativo] que nos socorrem”, afirmou.

Próximos passos

Após as denúncias, a CPI resolveu convocar o empresário Manuel Cruz, consultor de trânsito e transporte da SMTT, para esclarecer as acusações apontadas. A próxima reunião do colegiado está marcada para a tarde da próxima terça-feira, 15.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada no dia 6 de dezembro de 2021, com o objetivo de apurar a licitação e os contratos de concessão aos empresários que operam o sistema de transporte público de São Luís. O colegiado terá o prazo máximo de 60 dias para conclusão dos trabalhos, com a possibilidade de prorrogação por igual período – quando solicitada pelos próprios integrantes do colegiado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias