ADAPTADOS

Projeto aprovado na Assembleia garante acessibilidade em banheiros químicos

Banheiros adaptados deverão ser instalados também nos espaços privados

Banheiro adaptado tem estrutura apropriada para receber pessoas com mobilidade reduzida. (Foto: Ilustração)

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão desta quinta-feira (7), o Projeto de Lei 15/2020, de autoria do deputado Moyses Yglésio (PROS), que solicita acessibilidade em banheiros químicos no estado do Maranhão. A matéria faz alterações na Lei Ordinária Estadual 11.091/2019.

Segundo o PL, deve ser garantida a instalação de banheiros químicos adaptados nos eventos organizados em espaços públicos e privados, para atender as pessoas que utilizam cadeiras de rodas, ou que convivam com mobilidade reduzida.

Relevância social

De acordo com o deputado Yglesio, a atual legislação determina que apenas os eventos realizados em espaço público estejam obrigados a disponibilizar banheiros químicos às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Por isso, foram incluídos os espaços privados na matéria do Projeto de Lei.

A proposta prevê também, que no alvará de autorização da realização do evento seja informado que o local terá disponibilidade dos banheiros químicos adaptados, para não haver descumprimento por desinformação.

Segundo Yglésio, “boa parte das legislações estaduais tem inefetividade por falta de divulgação adequada aos principais interessados”. O PL segue para sanção governamental.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias