DIA DAS QUEBRADEIRAS DE BABAÇU

Ações do Governo para as quebradeiras de coco babaçu

Nesta sexta-feira (24), é celebrado o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e alguns avanços podem ser destacados.

Foto: divulgação

Filhas da Mãe Palmeira, é assim que as quebradeiras de coco babaçu se autointitulam. Mulheres guerreiras, se uniram, desde 1991, para lutar por autonomia, qualidade de vida e para proteger as florestas de babaçuais, onde vivem e trabalham.

Foi a partir da união e resistência das quebradeiras de coco dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, que teve início o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), com sede central aqui no Maranhão.

O Movimento busca fortalecer a identidade das mulheres quebradeiras de coco babaçu como um povo tradicional e luta pelo direito à terra, ao território e ao acesso livre aos babaçuais.

Nesta sexta-feira (24), é celebrado o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e alguns avanços podem ser destacados.

O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF), vem investindo recursos em projetos que fortalecem a cadeia agroextrativista do babaçu no Maranhão. São investimentos que inclui desde a organização produtiva, beneficiamento da produção até a comercialização dos produtos, todos extraídos do coco babaçu.

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

Homenagem

No sábado (25), às 15h, no estacionamento externo do Palácio dos Leões, o Governo do Estado realizará uma feira dos produtos do babaçu, em comemoração ao Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. O evento contará com a presença do governador Flavio Dino e da população. Na programação, além da feira, haverá atrações culturais.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias