Coronavírus

Primeiro caso da cepa indiana é confirmado em São Luís; paciente segue internado

A informação foi confirmada em coletiva, na manhã desta quinta-feira (20), pelo secretário da Saúde do Maranhão (SES), Carlos Lula

Carlos Lula afirmou em coletiva que no primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia.(Foto: Paulo Pontes/O Imparcial)

Em coletiva, na manhã desta quinta-feira (20), o secretário da Saúde do Maranhão (SES), Carlos Lula, confirmou o primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia.

A nova cepa foi identificada em um dos tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, atracado no litoral do Estado. O indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís, na última sexta (14).

Segundo Carlos Lula, foi possível fazer o estudo genômico de 6 das 15 amostras estudadas. Em todas as 6 amostras foram confirmadas a cepa indiana.

“A tripulação permanece isolada, ela permanece no navio. O navio não vai atracar, a gente não tem autorização para o navio atracar em nosso território. A gente tem, ainda, um tripulante que está em isolamento, em um hospital privado aqui da capital. A gente vai tomar, também, todos os cuidados de precaução em relação à quem teve contato com ele, a gente vai testar todas as equipes do hospital privado. A gente vai testar em torno de 100 pessoas para que não haja a transmissão em nível local”, afirmou Carlos Lula.

Sobre a porcentagem de transmissão da nova cepa, o secretário de Saúde revela que, segundo estudos, quando uma nova cepa chega à um local os casos costumam aumentar.

“O comportamento dela é parecido com o comportamento da P1, mas ela aparenta ser mais transmissível, e isso é o que nos preocupa”, relatou Carlos Lula, que disse, ainda, que a variante detectada pela primeira vez na Índia já está em dois pasíses na América do Sul, Argentina e Brasil.

Leia também:

23 tripulantes continuam de quarentena e um segue internado

Segundo a SES, dois tripulantes de navio em quarentena no Maranhão apresentam alta médica

“É improvável que a gente tenha a cepa indiana”, diz Carlos Lula

Tripulantes de navio em quarentena têm resultado positivo para Covid-19

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias