CHECAMOS

Máscaras acumulam bactérias que podem causar câncer? Checamos!

Viralizou nas redes sociais que as máscaras, ao serem utilizadas por muito tempo, poderiam provocar contaminação de bactérias nos pulmões, causando o câncer

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que as máscaras, ao serem utilizadas por muito tempo, poderiam provocar contaminação de bactérias nos pulmões, o que poderia ter como consequência o câncer.

Foto: Reprodução

Leia também:

No entanto, essa informação é falsa. O estudo citado pela matéria acima não se trata da análise de uso de máscaras. A pesquisa foi conduzida pelo professor e pesquisador chamado Leopoldo Segal, sendo publicada na revista Cancer Discovery e possui como título “A disbiose das vias aéreas inferiores afeta a progressão do câncer de pulmão” (Lower Airway Dysbiosis Affects Lung Cancer Progression, em inglês).

A pesquisa, inclusive, ocorreu no período de tempo entre os anos de 2013 e 2018, enquanto a pandemia (que teria gerado o maior uso de máscaras pela população) foi decretada no ano de 2020.

Leia mais: A disbiose das vias aéreas inferiores afeta a progressão do câncer de pulmão

No conteúdo do trabalho, o autor analisa a maneira com que microrganismos do sistema respiratório atingiria as chances de cura para pessoas que possuem câncer no pulmão, não sendo pesquisados as razões que causariam a doença.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias