CORONAVÍRUS

No Maranhão

1068
218156
203423
4994
CHECAMOS

Máscaras acumulam bactérias que podem causar câncer? Checamos!

Viralizou nas redes sociais que as máscaras, ao serem utilizadas por muito tempo, poderiam provocar contaminação de bactérias nos pulmões, causando o câncer

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que as máscaras, ao serem utilizadas por muito tempo, poderiam provocar contaminação de bactérias nos pulmões, o que poderia ter como consequência o câncer.

Foto: Reprodução

Leia também:

No entanto, essa informação é falsa. O estudo citado pela matéria acima não se trata da análise de uso de máscaras. A pesquisa foi conduzida pelo professor e pesquisador chamado Leopoldo Segal, sendo publicada na revista Cancer Discovery e possui como título “A disbiose das vias aéreas inferiores afeta a progressão do câncer de pulmão” (Lower Airway Dysbiosis Affects Lung Cancer Progression, em inglês).

A pesquisa, inclusive, ocorreu no período de tempo entre os anos de 2013 e 2018, enquanto a pandemia (que teria gerado o maior uso de máscaras pela população) foi decretada no ano de 2020.

Leia mais: A disbiose das vias aéreas inferiores afeta a progressão do câncer de pulmão

No conteúdo do trabalho, o autor analisa a maneira com que microrganismos do sistema respiratório atingiria as chances de cura para pessoas que possuem câncer no pulmão, não sendo pesquisados as razões que causariam a doença.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias