CHECAMOS

Falsos positivos de testes PCR criaram ‘falsa pandemia’? Checamos!

Viralizou nas redes sociais que a OMS teria declarado que o “alto número de falsos positivos dos testes de PCR para Covid-19 criaram uma ‘falsa’ pandemia”

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria declarado que o “alto número de falsos positivos dos testes de PCR para Covid-19 criaram uma ‘falsa’ pandemia”.

Foto: Reprodução

No entanto, essa informação é falsa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não divulgou nenhum anúncio oficial sobre a suposta criação de uma falsa pandemia por meio de alto número de falsos positivos de testes de PCR.

No último mês de janeiro, a OMS publicou em seu site uma recomendação aos profissionais da saúde sobre seguirem os manuais que explicam como utilizar o teste PCR de forma exata para que não houvesse erros. No entanto, em nenhum momento foi indicado que não deveria ser realizado o teste ou sequer é considerado a “falsa pandemia”.

Leia mais: Aviso de informação da OMS para usuários IVD 2020/05

As possibilidades de testes com falsos positivos ou negativo podem ocorrer devido aos atributos de precisão durante a realização destes, além de considerar o contexto em que a pessoa que o realiza está, como por exemplo, o índice de transmissão durante a pandemia.

Fatores como exposição da pessoa com outras que possam estar ou não infectadas, além de ser assintomática, podem ser considerados uma parcela de chance de ser falso-negativo.

Essa precisão de resultados do teste pode variar de fatores como sensibilidade e especificidade, sendo o primeiro a identificação de contaminados (entre aqueles que são suspeitos de infecção) e o segundo à proporção de dar negativo em pessoas contaminadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias