COVID-19

Brasil teria pessoas infectadas por coronavírus desde novembro de 2019

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) poderia estar presente no Brasil desde novembro de 2019, ou seja, antes da Covid-19 ser oficialmente informada e divulgada pela OMS

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (12), foi divulgado que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) poderia estar presente no Brasil desde novembro de 2019, ou seja, antes da Covid-19 ser oficialmente informada e divulgada pela Organização Mundial da Saúde.

A informação foi dada pelo diretor-geral do Laboratório Central de Saúde Pública de Espírito Santo (Lacen-ES), Rodrigo Rodrigues, e pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes. Ambos fazem parte da equipe de autores do artigo publicado, o qual fala sobre pacientes brasileiros suspeitos de terem adquirido dengue ou chikungunya em 2019, mas que foram reanalisados pela hipótese de possuírem o coronavírus.

Leia mais: Casos secretos de Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2: Um perigo obscuro, mas presente em regiões endêmicas para os vírus Dengue e Chikungunya

7.370 amostras de sangues de pacientes suspeitos de terem dengue ou chikungunya foram reanalisadas. Dentre estes, 210 foram indicados de terem adquirido uma virose na época, mas também o novo coronavírus (que não teria ganhado muita atenção diante os sintomas da virose em concomitância). Diante os casos de dengue e chikungunya na época, pode teria gerado um retardo no diagnóstico do vírus no país.

Leia também:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias