Política

Maranhão: deputados aprovam PL que proíbe comercialização de cigarros eletrônicos

PL de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS), prevê a proibição cigarros eletrônicos no Maranhão

Foto: reprodução AB2L

A Assembleia Legislativa aprovou durante a sessão plenária realizada na última terça-feira (22), o Projeto de Lei  656/2019, de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS). A PL prevê a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos no Maranhão e agora avança para sanção do Governo do Estado.

Os cigarros eletrônicos foram criados em 2003, na China, e são proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), desde 2009. Porém, fica a cargo de cada estado deliberar sobre a sua proibição.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em 2018, apontou que entre as pessoas mais velhas, houve uma redução de 15,7% em 2016 para 10,1% em 2018 no número de fumantes. Enquanto entre jovens de 18 a 24 anos, esse número cresceu entre 2016 e 2018, saindo de 7,4% nessa faixa etária que afirmava ser fumante, para 8,5%.

Para o deputado Yglésio, o Projeto de Lei não se limita apenas a proibir o uso dos cigarros eletrônicos, ele também será capaz de evitar que as pessoas sofram com doenças respiratórias no futuro. “O índice de pessoas que procuram as unidades de saúde com problemas respiratórios cresce todos os anos, sob os mais diversos motivos, principalmente por conta do uso de cigarros eletrônicos, que são muito comuns entre os jovens” explicou.

Agora a medida aguarda pela sanção do Governo do Estado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias