MEDIDAS

Lockdown não deve ser prorrogado na Grande Ilha, diz Flávio Dino

O governador deixou claro que a decisão de prorrogação do lockdown compete à Justiça

Governador Flávio Dino - Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (8), o governador Flávio Dino anunciou durante entrevista que não trabalha com a ideia de prorrogar o lockdown na região da Grande Ilha de São Luís. A medida deve acabar na próxima quinta-feira (14), e para estender mais um pouco, o governador anunciou a antecipação do feriado estadual do dia 28 de julho (Adesão do Maranhão à Independência) para o dia 15 de maio (sexta-feira) com objetivo de que as pessoas mantenham-se em casa no sábado (16) e domingo (17).

Leia também:

Flávio Dino deixou claro que a decisão de prorrogação do lockdown compete à Justiça. “A decisão compete ao judiciário, não serei eu a decidir se a medida deve ser prorrogada ou não. Lembremos que o magistrado fixou essas medidas extraordinárias para vigorar por dez dias, então até o dia 14 estamos trabalhando com esse cenário que não haja prorrogação”, afirmou.

Ainda durante a entrevista, o governador apresentou uma redução de mais de 80% na circulação de passageiros nos transportes públicos desde o início do lockdown no último dia 5 de maio.

“Os ônibus que geralmente circulavam com 640 mil pessoas por dia, hoje transporta com cerca de 100 mil passageiros diários, as vezes até menos. o que significa a redução de pessoas na Ilha”, afirma Dino.

Novas medidas

O governador também anunciou que novas medidas serão tomadas com o objetivo de combater o novo coronavírus no Maranhão. Saiba quais são elas:

Rodízio de veículos

Será instituído o rodízio de veículos em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa na próxima semana, funcionando segunda (11) e quarta (13) para as placas ímpares e terça (12) e quinta (14), placas pares.

Comércio

O comércio deve voltar a funcionar a partir do dia 20 de maio. Flávio Dino falou que será feita a retomada progressiva comercial e de serviços no Maranhão, e caso sejam cumpridas todas as normas, isso vai acontecer o mais breve possível.

Respiradores

Vão chegar mais 44 novos respiradores no Maranhão para ajudar no tratamento do novo coronavírus. Os aparelhos fazem parte do montante dos 68 respiradores que haviam sido comprados pelo governo do Maranhão, mas estavam bloqueados, e foram liberados pelo STF no mês passado.

O Maranhão já havia realizado a compra de 107 respiradores e adquiriu mais 104 aparelhos no mês de abril.

Leitos

O governador anunciou a ainda a entrega do Hospital Raimundo Lima, no bairro do Monte Castelo, em São luís, com 50 leitos inicialmente exclusivos para auxiliar no tratamento da Covid-19. A prefeitura de São Luís assumirá parte do Hospital Português e também irá auxiliar na abertura do Hospital São José.

Dino informou também que o Hospital de Campanha que está sendo instalado no Multicenter Sebrae, estará pronto no prazo de 10 dias. Bem como o Hospital de Campanha do município de Açailândia que irá ofertar 100 leitos para ajudar no combate a doença.

O Hospital Macrorregional de Imperatriz também contará com mais leitos, já que o número de casos vem crescendo e a UPA estadual da cidade não está comportando os pacientes. “Nós estamos ampliando os leitos no hospital macrorregional do governo do estado e vamos também instalar um ambulatório para tentar desafogar a UPA do estado”, afirmou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias