VEJA AS ALTERAÇÕES

Dia do Correio: serviço continua funcionando durante pandemia

Em tempos de quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus, o serviço de entregas é mais importante do que nunca

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No dia 8 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Correio. O decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio foi proclamado em 8 de abril de 1805, em Lisboa, Portugal.

O sistema de correios terrestres no Brasil começou a ser organizado em 1798, assim como a correspondência marítima entre Rio de Janeiro e Lisboa e, mais tarde, entre outras cidades do Brasil e Portugal. A primeira agência postal brasileira foi criada no mesmo ano em Campos (RJ).

Em tempos de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, o serviço de entregas é mais importante do que nunca. As pessoas tem evitado sair de casa, e, quanto mais tempo em casa, seja por necessidade ou por compulsão, as compras pela internet acabam aumentando.

A empresa Correios manteve o funcionamento durante a pandemia, mas teve que fazer algumas alterações. Foi suspensa temporariamente a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais.

Entre as medidas para conter a disseminação da Covid-19 já adotadas pela estatal, destacam-se também:

– Envio de orientação a todos os empregados quanto aos cuidados básicos de higiene, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde;

– Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;

– Intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos;

– Havendo suspeita de contaminação, o afastamento imediato do trabalho de empregados que apresentem algum sintoma da doença e das pessoas que tiveram contato direto com eles;

– Afastamento por até 15 dias, a contar do regresso ao Brasil, de empregados que estiveram nos últimos 15 dias em viagem ao exterior, institucional ou particular, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas;

– Realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco;

– Divisão do efetivo administrativo em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados, com objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público;

– Criação de um canal para comunicação direta dos empregados com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail será usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da COVID-19 e suas implicações nos Correios;

– Orientação para que os empregados não participem de reuniões, eventos e encontros externos.

Funcionamento das agências

Sobre as rotinas de atendimento, os Correios informam que estão em contato com os Governos Estaduais e Municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. Esta mediação visa garantir o acesso da população aos serviços postais.

A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais, por motivo de força maior.

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