PREVENÇÃO

Vacinação contra raiva acontece em Imperatriz neste sábado (28)

A meta é vacinar 23 mil cães e 14 mil gatos

Reprodução

O município de Imperatriz receberá, neste sábado (28), um mutirão de vacinação contra raiva em cães e gatos. Os agentes do controle de zoonozes devem passar por 38 locais, das 8h às 17h, aplicando gratuitamente a dose de vacina anti-rábica.

Os animais devem ser vacinados a partir de três meses de idade, no entanto cães e gatos doentes, altamente parasitados ou subnutridos devem ficar sem a vacina. A meta é vacinar 23 mil cães e 14 mil gatos.

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença, que são: alteração de comportamento (confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações), aumento de temperatura, náuseas e dor de garganta, etc.

A raiva é uma doença que ainda não tem cura, ela é 100% letal, tanto para o animal como para o ser humano acometido, por isso a vacinação é indispensável como forma de prevenção. Para estar sempre protegido, a dose deve ser reaplicada no animal anualmente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias