Ciência e Tecnologia

Maratona de Hackathon acontece em SLZ

A proposta é contribuir para o fomento à criação de novas tecnologias e aplicação da inovação em setores estratégicos do estado

Reprodução

Você sabe o que é uma hackathon?  É uma maratona de programação que reúne programadores, designers, curiosos e profissionais que trabalham com sistemas de informação para desenvolver hardwares ou softwares que solucionem um problema específico de forma inovadora.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está promovendo esse encontro, neste sábado (20), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está sendo realizada no MultiCenter Sebrae.

A maratona, que tem como tema Smart Cities (Cidades Inteligentes), teve mais de 170 inscritos e terá duração de 30h. Começou às 8h desta sexta-feira (19) e prossegue até às 17h do sábado (20). As equipes, compostas por estudantes e profissionais tem de pensar, criar e programar, cirando soluções para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

“A ideia da hackathon é que a gente possa construir soluções para cidades inteligentes, a gente vai tratar sobre várias temáticas como segurança, saúde, educação, para melhorar o estado do Maranhão e a cidade de São Luís”, explicou Rafael Pelli, coordenador de Projetos na 4lab.

Rafael Pelli informou que o objetivo é expor os problemas em relação a temas como segurança, educação e outras áreas. “Então a gente trouxe especialistas para falar sobre essas temáticas e a partir daí as equipes vão se reunir para propor e criar resultados inovadores “.

O evento é uma proposta do programa Inova Maranhão, idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A proposta é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão por meio do fomento à criação de novas tecnologias e aplicação da inovação em setores estratégicos do estado.

Na última quinta-feira (19) foram realizadas as oficinas “Plataformas Livres para a Criação de Aplicativos móveis que ajudem no desenvolvimento da região maranhense” e a de Robótica, a programação completa está no site:  http://www.semana.secti.ma.gov.br

Finep no Maranhão

“O Inova Maranhão consiste, também, em fomentar hackathon e dar respostas para quem nos procura; é um programa para ativar o ecossistema de inovação, ajudar as mudanças e novidades a chegarem nas empresas”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Davi Teles afirmou que o Governo está trabalhando para trazer ao Maranhão a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Governo Federal, de fomento à ciência, tecnologia e inovação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias