A catuaba não gelou?

A geladeira não gela? Saiba as possíveis causas

Você foi na geladeira, colocou a catuaba para gelar e após algum tempo viu que ela ainda estava quente? Se sim, sua geladeira está com algum dos problemas abaixo. Confira!

Foto: Reprodução

Criada em 1913, os refrigeradores domésticos não demoraram muito para cair no gosto popular. Hoje elas são a sensação de toda a casa. Das mais simples até às mais inteligentes, as geladeiras podem ser consideradas como uma necessidade básica. Afinal, como poderíamos condicionar os alimentos por mais tempo sem essa maravilha do homem moderno?

Mas com tempo a estrela da noite vai se apagando, ficando velha. Quando menos esperamos, aquela catuaba do fim de semana não fica gelada e o desespero bate nossa porta. Se essa é a sua situação que você está enfrentando agora, listamos 10 possíveis causas do problema:

1 – Mexeu no termostato?

Foto: Reprodução

Algumas geladeiras mais antigas tem com elas um botão giratório. Com nome de Termostato, tem principal função de ajustar a temperatura dentro do congelador.  Se ele estiver em um número mais baixo, aumente. Isso pode ser bastante para que sua geladeira volte a trabalhar normalmente.

Atenção!!!

Quando a geladeira estiver muito cheia, deixe a temperatura mais alta. Em dias frios, coloque no nível médio. Em dias quentes, quando abrimos a geladeira constantemente,  deixe o termostato no máximo.

2 – Borracha velha

Foto: Reprodução

A borracha é um material que fica localizado na porta da geladeira, com principal função vedar o aparelho e impedir que saia ar gelado.  Se houver um desgaste, a fuga será inevitável e a conta de energia ficará mais caro. Pois, se há fuga, a máquina vai entender que é necessário produzir mais, sobrecarregando-a.

Para resolver isso, você deverá comprar uma borracha nova e realizar a troca. É simples e pode ser feito rapidamente.

3 – Condensadora suja

Foto: Reprodução

A condensadora é o local em que sempre penduramos aquelas roubas molhadas.  Por esses tubos o gás é distribuído pela geladeira e assim pode trocar calor com o ambiente. Se eles estiverem cheios de poeira, isso não ocorrerá. 

Nesse caso, é recomendado que limpe sempre que possível a condensadora da geladeira.

4- Vazamento de Gás do congelador

Você começa a notar que a comida da parte debaixo do congelador não gela, pode ser  falta de gás. Como todo refrigerador normal, o gás passa de cima para baixo. Se há algum vazamento, a primeira coisa que irá acontecer é a placa que fica na parte debaixo parar de gelar. No começo você não percebe muito. Mas com o tempo só o freezer irá gelar.

Nesse caso, é necessário buscar um técnico. Só ele irá poderá mexer na parte interior da geladeira para buscar onde está o vazamento de gás.

5- Filtro sujo

Quando o dia está muito sujo, muitas pessoas ficam como o nariz entupido de meleca.  Com as geladeiras não é diferente.  Nesse caso quem entope é o Filtro Secador,  que ajuda na condensação do ar.  A sujeira barra o gás e dificulta o resfriamento da parte inferior da geladeira.

Se isso acontecer, apenas o técnico pode resolver seu problema.

6 – Resistência queimada

Nas geladeiras existem uma placa fria que ajuda no resfriamento do aparelho.  Sempre que o condensador desliga, a resistência dessa placa deve fazer com que ela esquente, provocando derretimento do gelo acumulado.

O problema surge quando a resistência queima e essa placa não consegue mais derreter o gelo. Com grande acumulo, fica difícil trocar calor com o ambiente externo. Assim, o alimento  não consegue ficar bem conservado.  Nesse caso, apenas o técnico pode identificar melhor o seu problema para consertar.

7 – Já tentou de um tudo?

Foto: Reprodução

Se lendo essas dicas acima você se identificou, pois tentou de um tudo e nem a catuaba gelou? Então está na hora de trocar de geladeira por nova.

A Cemar realiza a troca de geladeiras velhas por novas de pessoas com Tarifa Social de Energia Baixa Renda. Para isso, o beneficiado deve ir aos locais de troca com sua geladeira, identidade, cpf, última conta de luz e o cartão do INSS. É necessário morar no município do cadastro, e estar com o refrigerador funcionando.

Não está dentro dos critérios para a troca? Nesse caso, você pode e deve buscar  geladeiras nova para comprar. Em pesquisa rápida na internet é possível achar máquinas simples de R$ 220,00 até as mais luxuosas, de R$ 22000,00.

Com a carcaça da antiga é possível fazer diversas coisas criativas. Armários, estante, isopor de gelo são algumas das opções. Afinal, não há limite para criatividade.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS