HISTÓRIA

São Luís tem 7 tesouros como Patrimônio Cultural

Toda cidade tem belezas e encantos. Tesouros que fazem parte da paisagem e história. Confira as riquezas de São Luís

Belezas naturais, históricas, literárias… encantos únicos que só podem ser encontrado na Ilha do Amor.
Em toda cidade existem belezas e São Luís não é diferente. Em 2012, a Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC) elegeu os sete tesouros do Patrimônio Cultural Material de São Luís. A cidade que já era considerado Patrimônio da Humanidade, concedido em de 1997 pela Unesco e também o título da Capital Americana da Cultura, adicionou nesse ano mais uma conquista e a beleza que vem de berço para o mundo inteiro.

Mas você sabe quais são esses tesouros ludovicenses? Vamos te contar um pouco da história de cada um deles. Confira:

Teatro Arthur Azevedo

1. Teatro Arthur Azevedo 

Inaugurado no ano 1817 com o nome de Teatro União, em homenagem à criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815), O espaço se destacou pela sua riqueza, luxo e grande capacidade. Em 1920, ganhou o nome atual em homenagem ao grande dramaturgo maranhense Arthur de Azevedo (1855-1908).

Conheça algumas curiosidades sobre o teatro

2. Azulejaria

Edificações com azulejos oriundos da Europa, em sua maioria Portugal. A capital maranhense conta com em média 3.500 prédios considerados históricos. Fachadas desses azulejos você pode encontrar principalmente na Rua Portugal, local que concentra o maior conjunto de fachadas.

Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís

3. Rua Portugal

Nada mais justo, né?! O local agrega ruas e becos históricos, além de alguns dos principais sobrados do Centro Histórico. Localizado no bairro da Praia Grande,o local é um retrato histórico dos antepassados da capital maranhense.

Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial

4. Igreja da Sé

Um dos monumentos históricos mais importantes e antigos de São Luís do Maranhão, a Catedral Metropolitana ou Igreja da Sé foi intitulada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em homenagem a Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba. De acordo com a lenda, ela apareceu na Batalha de Guaxenduba e protegeu os portugueses que lutavam para expulsar os franceses e estavam em minoria.

Palácio dos Leões

5. Palácio dos Leões

Sede do governo do estado e situado no coração do centro histórico de São Luís. O palácio foi erguido no século XVII, é um dos maiores símbolos da cultura maranhense. Com aproximadamente mil peças como porcelanas francesas, tapeçarias, quadros, gravuras e mobiliário, de épocas que vão do século XVI ao XX, estão distribuídas entre os seis salões de visitação pública no local.

6. Praça Gonçalves Dias 
Localizada em frente da Igreja dos Remédios é conhecida também Largo dos Amores. De lá é possível contemplar lindo por do sol.
O monumento em homenagem ao poeta Gonçalves Dias, construído com verbas de uma subscrição pública, teve sua pedra fundamental lançada em 10 de agosto de 1872, tendo sido inaugurado em 07 de setembro de 1873.

O convento das Mercês é um Patrimônio Histórico do Maranhão que foi revitalizado pelo governo do estado

7. Convento das Mercês 
Convento das Mercês – Construído em 1654 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional, o convento foi inaugurado pelo padre Antônio Vieira, e nele funcionou o Convento da Ordem dos Mercedários.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias