teatro

6 curiosidades sobre o Teatro Arthur Azevedo que você deveria saber

Completando 200 anos em 2017, separamos algumas curiosidades sobre uma das principais casas de espetáculos do estado

Teatro Arthur Azevedo

Reaberto após nove meses, o Teatro Arthur Azevedo reabriu suas cortinas para o público após reestruturação, com nada mais, nada menos que João do Vale- O Musical.
Completando 200 anos em 2017, o imponente teatro é um importante símbolo da história cultural do Maranhão. Pensando assim, separamos algumas curiosidades sobre uma das principais casas de espetáculos do estado.Confira:

O Teatro nem sempre se chamou Arthur Azevedo

O espaço foi inaugurado no ano de 1817, primeiramente sendo chamado de Teatro União, uma homenagem à elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarve, ocorrida dois anos antes. Em 1841, após uma má administração, o teatro fechou as portas, sendo reaberto 11 anos depois, em 1852, com o nome Teatro São Luís. Mas foi só na década de 20, que o nome do teatro passou a homenagear o jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.

Quem foi Arthur Azevedo?

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, o Arthur Azevedo, foi um jornalista e teatrólogo maranhense e faz parte do grupo fundador da Academia Brasileira de Letras. O jornalista foi responsável por publicações literárias, como A Gazetinha, Vida Moderna e O Álbum. Além de colaborar em A Estação, ao lado de Machado de Assis.

O Teatro comporta 756 lugares

Sim, muita gente né?! Essas pessoas são dividas entre galeria, camarote,platéia e frisa.

‘Catirina’ foi o espetáculo com mais tempo em cartaz no teatro

Produzido pelo grupo filantrópico Ópera Brasil, a montagem de Catirina foi transformada em uma ópera popular que levou aos palcos diversos ritmos do bumba-meu-boi. Foram cerca de 250 apresentações.

Fachada para Rua da Paz? 

Na planta original, a fachada seria voltada para a Rua da Paz. No entanto a igreja da época reagiu e embargou a construção, acusando ser um afrontamento aos seus valores . Sendo assim, a fachada principal do espaço precisou ser construída para a Rua do Sol.

O Arthur Azevedo é um dos é um dos sete Tesouros do Patrimônio Cultural Imaterial de São Luís

O título concedido pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais em 2012. É um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil.

MOSTRAR MAIS