teatro

Teatro Arthur Azevedo: 6 curiosidades que você deveria saber

Completando 200 anos em 2017, separamos algumas curiosidades sobre uma das principais casas de espetáculos do estado

Teatro-arthur-azevedo

Interior do Teatro Arthur Azevedo

Reaberto após nove meses, o Teatro Arthur Azevedo reabriu suas cortinas para o público após reestruturação, com nada mais, nada menos que João do Vale- O Musical.
Completando 200 anos em 2017, o imponente teatro é um importante símbolo da história cultural do Maranhão. Pensando assim, separamos algumas curiosidades sobre uma das principais casas de espetáculos do estado.Confira:

O Teatro nem sempre se chamou Arthur Azevedo

O espaço foi inaugurado no ano de 1817, primeiramente sendo chamado de Teatro União, uma homenagem à elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarve, ocorrida dois anos antes. Em 1841, após uma má administração, o teatro fechou as portas, sendo reaberto 11 anos depois, em 1852, com o nome Teatro São Luís. Mas foi só na década de 20, que o nome do teatro passou a homenagear o jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.

Quem foi Arthur Azevedo?

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, o Arthur Azevedo, foi um jornalista e teatrólogo maranhense e faz parte do grupo fundador da Academia Brasileira de Letras. O jornalista foi responsável por publicações literárias, como A Gazetinha, Vida Moderna e O Álbum. Além de colaborar em A Estação, ao lado de Machado de Assis.

O Teatro comporta 756 lugares

Sim, muita gente né?! Essas pessoas são dividas entre galeria, camarote,platéia e frisa.

‘Catirina’ foi o espetáculo com mais tempo em cartaz no teatro

Produzido pelo grupo filantrópico Ópera Brasil, a montagem de Catirina foi transformada em uma ópera popular que levou aos palcos diversos ritmos do bumba-meu-boi. Foram cerca de 250 apresentações.

Teatro-arthur-azevedo-rua-da-paz

Fachada para Rua da Paz? 

Na planta original, a fachada seria voltada para a Rua da Paz. No entanto a igreja da época reagiu e embargou a construção, acusando ser um afrontamento aos seus valores . Sendo assim, a fachada principal do espaço precisou ser construída para a Rua do Sol.

O Arthur Azevedo é um dos é um dos sete Tesouros do Patrimônio Cultural Imaterial de São Luís

O título concedido pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais em 2012. É um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias