PREVISÃO

São Luís espera aumento de 20% no turismo

ara a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), a capital maranhense deve ter aumento de até 20% na movimentação turística. Já a rede hoteleira acredita em aumento de 15% na ocupação

Hotéis têm ocupação máxima com os eventos planejados para o réveillon

Fim de ano chegando e, com ele, a expectativa de maior movimentação e impulsionamento da cadeia turística do estado. O mês de dezembro é o período que marca também o início do verão, as festas de fim de ano e férias escolares, propiciando oportunidades para viagens de lazer. O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, tem previsão de aumento de 4,06% de passageiros por dia, durante a alta temporada, no período de 15/12/2017 a 19/2/2018, entre operações de embarque e desembarque. O terminal deve receber 276,7 mil passageiros, de acordo com a Infraero.

Já para a rede hoteleira, no mês de dezembro, o setor alcança seus melhores resultados após o Natal, quando os hóspedes se voltam para as comemorações pela passagem de ano. “No mês de dezembro, até o Natal, a ocupação gira em torno de 60%. Nos dias 30 e 31, teremos hotel com 100% de ocupação. É um mês onde as reservas tanto de negócios, como de lazer, caem significativamente. Esse é o retrato do mês de dezembro”, aponta Dagoberto Silva, gerente do Hotel Luzeiros. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), a taxa de ocupação hoteleira em São Luís, em dezembro de 2015, ficou em 52%. Já em dezembro de 2016, esse número caiu para 47%. A pesquisa é feita nos hotéis da cidade associados à entidade.

Já para o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Paulo Coelho, pela percepção do movimento e das reservas em hotéis, bares e restaurantes, este ano tem-se uma expectativa bem mais otimista. “Estamos vendo que pelas reservas, os locais estão bem requisitados”, destaca. Paulo Coelho diz que os eventos organizados para o réveillon no estado também contribuíram para um melhor desempenho no setor.
“O movimento está bem promissor. Tem muita reserva e a nossa rede hoteleira está com quase 90% de ocupação. Os eventos foram anunciados com bastante antecedência. As pessoas puderam se programar. Tem tudo para ser um final de ano de festa para a hotelaria e para os restaurantes”, assegura.

De forma geral, o presidente da Sehama acredita em um aumento de 15% na ocupação hoteleira em relação a dezembro do ano passado.
“Tivemos uma sensível diferença porque muita gente já se antecipou para o Natal. Em alguns hotéis, o mês de dezembro foi um mês de uma boa ocupação desde a primeira semana. Então, esperamos um aumento em torno de 15% em relação ao ano passado”, conclui Paulo Coelho.

Turistas
A fisioterapeuta Maria Auxiliadora Soares se hospedou em um hotel para ficar dois dias em São Luís, antes de partir para Açailândia para visitar alguns parentes durante o Natal. “Sou de Pernambuco e é a minha segunda vez em São Luís. Vim para rever parentes no interior, mas não pude deixar de visitar a capital. Gosto muito das praias e do Centro Histórico”, afirma a turista de 52 anos.

Já o paulistano Marcelo Henrique Feitosa, de 36 anos, que veio acompanhado de três amigos, ressalta que ficarão em São Luís até o dia 2 e depois irão para Barreirinhas.
“Nós chegamos no dia 20, nos hospedamos em hotel e ficaremos até o Ano-Novo. Depois seguiremos viagem para Barreirinhas. Estamos aproveitando tudo”, garante o advogado.

Alta temporada
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o setor turístico maranhense tem a melhor movimentação dos últimos cinco anos na alta temporada, e por isso, já se prepara para o aumento no volume de visitantes durante as festividades do réveillon 2018 na capital maranhense. A expectativa dos setores ligados à cadeia produtiva do turismo é que haja aumento de até 20% na movimentação em São Luís, na comparação com o ano passado.

Para atrair os turistas, uma vasta programação de Natal e réveillon 2018 foi organizada pela Sectur em São Luís. O ‘Mais Cultura e Turismo’ vai proporcionar música, cultura e diversão por meio de passeios pelo Rio Preguiças, em Barreirinhas, no período de 27 de dezembro a 28 de janeiro de 2018.

Para intensificar o movimento no mês de dezembro, alguns hotéis se prepararam com estratégias de fim de ano, oferecendo pacotes para garantir ocupação máxima.
“As pessoas se preocuparam em antecipar as reservas de fim de ano com interesse nos pacotes promocionais com programação que inclui réveillon no restaurante, evento com banda e queima de fogos”, destacou o gerente-geral do Brisamar Hotel, Luís Antônio.

“Geralmente, no mês de dezembro, do dia 1º ao dia 25, a expectativa de ocupação é baixa devido ao recesso nas empresas e das pessoas preferirem passar o Natal em família. No entanto, este ano, houve um crescimento no período, pois vários hóspedes reservaram do Natal até o dia 3 de janeiro”, explica o gerente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias