Luzes pela cidade

Decoração de fim de ano é atração entre turistas e moradores

Mais de 30 espaços espalhados pela cidade estão decorados com enfeites diversos como árvores, adereços e milhares de pontos de luz que atraem a atenção de turistas e moradores de São Luís

Reprodução

As luzes que enfeitam São Luis para as festas de fim de ano têm chamado atenção de moradores e turistas que se encantam com espaços decorados com brilhos e cores do período. A decoração, planejada e executada pela Prefeitura, contempla mais de 30 espaços com enfeites diversos como árvores, adereços e milhares de pontos de luz que enfeitam os principais espaços da capital. A ação integra a programação natalina organizada em parceria com o Governo do Estado que inclui ainda atrações culturais em diferentes pontos da capital a exemplo das praças Pedro II, da Lagoa, Benedito Leite e Espigão.

As fachadas dos palácios dos Leões, sede do Governo do Estado e La Ravardière, do município, estão entre os mais visitados pela população. Além dos prédios decorados com árvores, peças e pontos luz, o entorno também recebeu itens decorativos. Famílias inteiras aproveitam as noites para contemplar a decoração e curtir o clima festivo que toma conta da cidade no fim do ano.

O estudante Bruno Henrique Castro, 22 anos e a assistente de Recursos Humanos, Amanda Rodrigues, 24 anos, ficaram deslumbrados com a decoração artística. “Muito bonito. Mudou bastante a paisagem desse lugar que já é bom para passear durante todo o ano”, disse Amanda. Para Bruno, “é um período em que a cidade fica toda enfeitada e fica ainda mais atraente para curtir os pontos de turismo, que todos devem tirar um tempinho para apreciar”, disse.

“Por orientação do prefeito Edivaldo foram priorizadas as áreas onde há grande fluxo de pessoas e espaços tradicionais do turismo. Os trabalhos foram conduzidos de forma que a cidade esteja no clima de Natal e a população e visitantes aproveitem este momento de festa e união”, ressaltou o secretário municipal de Obras e Serviços Púlblicos (Semosp), Antonio Araújo.

Pela cidade

Além do Centro Histórico, os principais retornos receberam peças decorativas e pontos de luz multicoloridos. No retorno do São Francisco, a caixa de presente feita de luzes deixou a passagem bem mais colorida. A família Nicácio visitou o Forte de Santo Antônio, no Espigão da Ponta d’Areia. No local, além da árvore de luz, um presépio na pequena capela foi montado e todo iluminado. Ao longo da via, dezenas de peças decorativas orientam o olhar dos visitantes.

“É a primeira vez que estamos visitando depois da decoração natalina e achamos tudo muito lindo e bem feito. A gente já gosta muito deste espaço e com essa decoração tem um diferencial. Muito bacana para reunir com a família”, avaliou o quadrinhista e professor Beto Nicácio, que estava acompanhado da esposa, a professora Geyse Nicácio, 44 anos e do filho Felipe Nicácio, 10 anos.

As irmãs Lunna Oliveira, 25 anos e Yasmin Oliveira, 19, quiseram marcar o momento com diversas fotos do Espigão. As duas são de Aracaju, Sergipe, e este pode ser o último ano juntas na mesma cidade. “Estou vindo morar aqui e já conhecendo um pouco da cidade. A decoração, esse clima de Natal deixa a gente alegre e ao mesmo tempo, com saudade. Na minha cidade não está tão decorado. Já estou gostando muito daqui”, disse Lunna.

Na Praça da Lagoa, uma casa de luz convida a todos à contemplação. O aparato de iluminação colocado pela Prefeitura está nos postes, nos espaços de convivência e na área livre da praça.

O servidor público Gelzo Pinheiro Bastos, 32 anos, levou a família para passear e curtir a decoração no local. “Achei muito interessante essa montagem. A iluminação, o formato, atrai as crianças e alegra a gente. Venho mais vezes com meu filho e minha família”, disse ele, que estava com a esposa, a técnica em Enfermagem, Denise Neves Bastos, 30 anos e o filho, Ibrahim.

As praças Benedito Leite, Gonçalves Dias, Dom Pedro II e Nauro Machado, no Centro Histórico, ganharam decoração especial. Entre os itens, iluminação com microlâmpadas, enfeites natalinos nas árvores, além de peças em formato de anjos, sinos e outros motivos da época espalhados ao longo dos espaços.

Rotatórias de avenidas de grande movimento recebem itens luminosos com efeitos especiais dos mais variados e diferentes evoluções de brilho. O projeto de decoração natalina enriquece fachadas e pilares das principais igrejas da capital – Igreja da Sé, dos Remédios, ambas no Centro; e as pontes Bandeira Tribuzi e São Francisco com adereços em formato de anjos e laços.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias