A CHITA É CHIQUE

6 dicas de decoração com chita para mudar o astral de casa

Tecido já tradicional no Brasil, a chita pode ser o ponto chave para dar uma nova cara aos cômodos da sua casa. Confira as dicas!

Ela está ali: na saia da coreira do Tambor de Crioula, cobrindo a mesa da cozinha ou na roupa da boneca de pano. A chita já faz parte do imaginário maranhense, ligada geralmente ao artesanato e à cultura popular. Barato, o tecido de algodão é conhecido pelas estampas chamativas, de cores fortes e chapadas, geralmente formando temas florais.

A chita é originária da Índia, mas chegou ao Brasil com os europeus a partir do século 17, após os tantos processos de colonização que, bem ou mal, desencadearam intercâmbio cultural. E se, antigamente, o tecido era considerado “brega”, sempre ligado ao popular, hoje em dia vem ganhando cada vez mais espaço nas várias áreas do design, decoração, arte, entre outros campos.

Confira, agora, seis jeitos de decorar a casa utilizando a chita!

Almofadas

A chita pode ser usada para dar cara nova aos estofados! Primeiro, corte 1m por 50cm do tecido, e faça a bainha nas extremidades menores. Sem seguida, dobre um lado com 20cm e outro com 35cm (transpassando 10cm de um sobre o outro). Por fim, é só costurar na máquina ou à mão os lados soltos do tecido, virá-lo e encher a almofada com espuma. Decore os sofás, poltronas e cadeiras, fazendo combinações de cores e estampas. A dica é encher os estofados que possuem estampas lisas com as almofadas de chitas, para fazer um contraste interessante!

Molduras e quadros

A chita é uma verdadeira obra de arte! Que tal colocá-la no centro das atenções? Usando cola de silicone ou de madeira, envolva o tecido nas molduras (dentro, no espaço para colocar o quadro, ou fora, na própria madeira). A dica é fazer combinações com as tonalidades e quadros nas paredes, alternando as estampas com as cores lisas. Não tenha medo na hora de compor os cenários e dispor as molduras!

Letreiros

Formar palavras para enfeitar os cômodos das casas tem feito sucesso no mundo da decoração. A dica é comprar as letras decorativas de madeira já prontas e encapá-las com a chita, para dar um toque mais colorido e divertido à composição da sala, quarto ou cozinha! Utilize cola de madeira e disponha as peças fazendo contraste com fundos mais neutros, com uma gama menor de tonalidades.

Jogo americano

Com as festas de fim de ano chegando, a preocupação com a mesa de jantar é recorrente! Que tal fazer suas ceias com um toque mais regional? Utilize a chita como jogo americano: basta fazer a bainha nas extremidades do tecido. Outro detalhe que pode ser adicionado é um bolso para os talheres!

Móveis

Todo mundo tem um móvel triste, que precisa ser repaginado. Se você pensa em dar uma cara nova a ele e ao ambiente, a chita é uma boa opção! No caso das cômodas e raques, a dica é encapar apenas as gavetas, deixando as laterais e o topo de madeira aparecendo. Meça as peças que serão encapadas e cole com cola de madeira. Pronto! Você já vai ter um ambiente totalmente vivo.

Papel de parede

Se você está pensando em pintar algum cômodo de sua casa porque aquela tonalidade de creme “já deu”, pare agora e leve em conta a utilização da chita como papel de parede! Ela pode quebrar o clima massante da casa, trazendo luz e cor. Escolha uma parede estratégica para fazer combinações com o tecido e com os móveis (lembre-se: menos é mais). Você só vai precisar de cola branca, rolinho e pincel! Voilà!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias