Praticidade

Saiba como funciona o aplicativo Disque Denúncia

Desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o aplicativo já registrou mais de 7 mil casos como tráfico de drogas, maus tratos, roubo/furto, entre outros

Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão desenvolveu o aplicativo Disque Denúncia, voltado para auxiliar no combate aos crimes em todas as esferas sociais. O aplicativo, com interfaces de fácil manuseio, funciona 24 horas por dia, com ajuda da população, mediante análise das denúncias e encaminhamento para os órgãos competentes. Cerca de 3.130 denúncias foram registradas contra o tráfico de entorpecentes, seguidas de crimes de maus tratos, barulho, roubo/furto a transeuntes e localização de foragidos da Justiça, que já foram encontrados.

Visando a rapidez e o combate à criminalidade em todo o estado, as ocorrências chegam ao Sistema por meio do Call Center, E-mail, WhatsApp e Web, que este ano já possui registros de mais de 7.678 casos.

O Disque Denúncia, ao receber a informação do solicitante, repassa para os parceiros de trabalho, obtendo a resposta em tempo hábil; com total segurança para quem formalizou a denúncia, incidindo assim na oportunidade de contribuir no combate às atividades criminosas.

O aplicativo conta com a parceria de inúmeros órgãos, os quais operacionalizam as denúncias de acordo com a competência e a circunscrição dela. Nos dez primeiros meses de 2017, os órgãos que mais encaminharam resultados em respostas das denúncias foram a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Ouvidoria do Ministério Público; 2ª Seção do EMG da Polícia Militar do Maranhão (PM-2); Batalhão da Polícia Militar; Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc); Ronda Ostensiva Tática Metropol (Rotam); Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e outros parceiros da resolução de demandas envolvendo ações criminosas.

Segundo o coordenador do aplicativo, Augusto Mendes: “A população tem apoiado nosso trabalho com o uso do aplicativo, e isso tem auxiliado na melhoria e rapidez na hora do atendimento. O cidadão, ao enviar denúncia por meio do aplicativo, se alia às forças de segurança ajudando no combate à criminalidade em nossas cidades, tornando-as mais seguras”.

O Disque Denúncia funciona em dispositivos que possuem o sistema operacional Android, Android TV, Android auto e relógio de pulso Android wear. Além de outras plataformas como WhatsApp (98) 99224-8660 e telefone (98) 3223-5800, na capital e, nos municípios, pelo número (99) 0300-3135-800.

Como denunciar?

A interface do aplicativo é simples. Após abrir o aplicativo pelo celular, o denunciante pode ir na opção ‘clique para denunciar’. Será solicitado o endereço relacionado à denúncia, em seguida, o assunto  e o relato/descrição do ocorrido. O denunciante pode ou não anexar imagens. Por fim, toque na opção ‘enviar denúncia’. Será gerado um protocolo cujo número deve ser guardado em segurança.

Clique em ‘selecione uma cidade’ para registrar o endereço da ocorrência
Após adicionar o endereço, clique em ‘selecione aqui um assunto’ e escolha sobre o que se trata a denúncia. Em seguida, descreva o ocorrido

Sigilo absoluto para o denunciante

No caso de envio de mensagem ao aplicativo, existe todo o resguardo da fonte. Ou seja, o anonimato do denunciante está garantido.

“O denunciante pode confiar na plataforma do aplicativo, pois o Disque Denúncia garante o seu anonimato. Não há possibilidade de rastreio de ligações. Não existe, portanto, a possibilidade do denunciante ser identificado. Qualquer pessoa pode denunciar e contribuir para que as ações criminosas possam ser combatidas de forma rápida e eficaz”, afirmou Augusto Mendes.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias